quinta-feira, 10 de março de 2016

´HACKERS DO BEM´ ATACAM AS URNAS ELETRÔNICAS EM TESTE DO TSE

         
Termina nesta quinta-feira, 10/03, mais uma rodada de testes de ataques, realizados, conforme explica o Tribunal Superior Eleitoral, por ´hackers do bem´. Nos últimos dois dias, a urna eletrônica foi sido alvo de mais um teste público - o terceiro - para garantir a segurança nas eleições municipais de 2016.

Feito em todo ano de eleição, o teste pretende detectar brechas tecnológicas do sistema e propor soluções aos problemas. São 13 pessoas tentando quebrar o sistema da urna por meio de um plano previamente traçado e divulgado.

“Deixamos bem claro que não se trata de uma competição. Não é um concurso. É uma forma democrática, colaborativa, em que o cidadão comum pode vir aqui dar sua contribuição. Não existe o TSE contra o investigador. Somos parceiros, e o objetivo disso é termos um sistema muito mais seguro e transparente”, explica Giuseppe Janino, secretário de Tecnologia de Eleições.

Segundo ele, os investigadores fazem parte de um “grupo de pessoas que tem formação na área de Tecnologia da Informação, ligadas a universidades, doutores, mestres e que leva os testes para um nível bastante superior, e isso é bastante favorável”. Um dos exemplos citados por Janino como contribuição dos testes anteriores foi o fato de uma equipe ter encontrado, em 2009, ondas eletromagnéticas à medida que as teclas eram pressionadas.

Então, em cada tecla, o investigador identificou uma frequência diferente e, com um rádio receptor, captava essas frequências e traduzia o que estava sendo digitado. “Apesar da eficácia estar restrita a uma distância de 12 centímetros, ele proporcionou uma melhoria considerável no projeto da própria urna. Hoje, o teclado da urna é blindado e criptografado. É um resultado tático de uma evolução baseado nessa colaboração que nós tivemos”, completou Janino.


Fonte: Convergência Digital com informações do TSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário