segunda-feira, 7 de março de 2016

VOLUME MÉDIO DOS AÇUDES DO CEARÁ CAI PARA 12,5%, AFIRMA COGERH

Apesar das chuvas de pré-estação, o açude Castanhão, principal açude que abastece a Grande Fortaleza, registrou queda no volume de água armazenada. Segundo a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), o açude tem atualmente 9,84% da sua capacidade máxima.

Em relação à média de água em todos os açudes do Ceará monitorados pela Cogerh, o volume caiu de 13,6% em 15 de janeiro para 12,5% neste domingo (6).

De acordo com o boletim hidrográfico da Cogerh, todos os açudes monitorados pela Companhia estão com volume abaixo de 30%.  A situação mais preocupante, de acordo com o boletim hidrológico da Cogerh, é  a da bacia do Baixo Jaguaribe, onde a reserva hídrica está em apenas 0,88% da capacidade de armazenamento.

Previsão de chuvas

O Ceará deve ter pouca chuva em todas as suas regiões até maio de 2016 devido à forte atuação do fenômeno El Niño, segundo previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O Ceará sofre escassez e estiagem desde 2011.

As chances de haver precipitações em torno da média são de 23% e para chuvas acima da média, a probabilidade é de apenas 8%. A categoria abaixo da média histórica para período de dezembro a fevereiro no estado corresponde a chuvas de 0 a 203 milímetros. Precipitações de 203 a 312 milímetros são consideradas em torno da média; caso chova 312 milímetros ou mais, a categoria é acima da média.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário