quarta-feira, 20 de abril de 2016

ENTENDA A POLÊMICA SOBRE A LIMITAÇÃO NO USO DA INTERNET BANDA LARGA

O Estado de São Paulo desta quarta-feira (20) publica uma sequência de perguntas e respostas sobre o debate da limitação no uso da banda larga fixa. O objetivo é tirar dúvidas e deixar o usuário informado sobre o assunto:

01 - O que é franquia de dados?
Toda atividade feita na internet utiliza dados. O modelo de franquia de dados – já usado hoje no País na banda larga móvel – estabelece um teto para o uso desses dados. Após o fim do ‘pacote’, as operadoras podem reduzir a velocidade da conexão dos usuários, que deverão contratar pacotes adicionais para seguir navegando.

02 - Por que as operadoras estão fazendo isso na banda larga fixa?
Coma queda no faturamento das conexões de voz e também no uso de mensagens instantâneas, as operadoras procuram por novas fontes de receita. Além disso, as operadoras alegam que serviços como Netflix e YouTube sobrecarregam a rede, faturando sem precisar investir em infraestrutura de conexão.

03 - Como isso me afeta?
Acostumou-se à ideia no País de que a banda larga fixa tem consumo de dados ilimitado. Com a franquia de dados, cada usuário terá de prestar atenção em como usa a rede.Uma hora de vídeo no Netflix, por exemplo, consome cerca de 3 GB. Já os pacotes adicionais podem deixar o uso da rede mais caro.

04 - Quando a franquia de dados vai começar a valer?
Assinantes da Telecom Americas (Claro, NET e Embratel) e da Oi já têm contratos sob esse modelo, mas as empresas dizem não adotá-lo na prática. A Vivo começou a praticar o regime com seus novos clientes em fevereiro e deve fazer o mesmo com todos os usuários em 2017. Já a TIM afirmou que não pretende usar omodelo de franquia de dados.

05 - O que o Marco Civil da Internet diz sobre o tema?
OMarco Civil da Internet não versa diretamente sobre a questão da franquia de dados. A lei, no entanto, diz que as operadoras só podem cortar o sinal de internet para os usuários em caso de inadimplência, e que elas devem zelar pela manutenção da qualidade contratada. Especialistas, porém, divergem se a redução de velocidade e o modelo de franquia de dados como um todo ferem o que diz o Marco Civil.

6 - O que a Anatel diz sobre essa questão?

Anteontem, a Anatel proibiu por 90 dias as empresas de cortarem a conexão ou reduzirem a velocidade de seus clientes. Segundo a agência, as empresas têm de criar ferramentas para que os consumidores meçam seu próprio consumo e notificá-los quando o pacote contratado estiver perto do fim. No entanto, a Anatel não proíbe as operadoras de utilizarem esse sistema. “Não podemos trabalhar com a noção de que o usuário terá um serviço ilimitado sem custo”, disse João Rezende, presidente da agência.

CEARÁ NEWS 7

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