sexta-feira, 22 de abril de 2016

PESQUISADORES DETECTAM ZIKA EM MACACOS NO CEARÁ

Macacos infectados pelo vírus zika foram encontrados pela primeira vez fora do continente africano por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). Os animais foram localizados em diferentes regiões do Ceará, entre julho e novembro de 2015. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) ainda não se posicionou sobre a descoberta.

Os resultados preliminares foram publicados no periódico bioRxiv, e a descoberta mostra que a doença pode ser mais difícil de ser controlada do que se pensava. Os animais foram capturados em Fortaleza, Guaraciaba do Norte, São Benedito e Tabuleiro do Norte.

Cientistas do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB_USP) e do Instituto Pasteur estavam capturando saguis e macacos-prego para um estudo sobre raivas, mas acabaram identificando o zika em 29% das amostras.

Sete dos 24 animais que passaram pelo teste de zika estavam infectados na região costeira do Ceará e áreas de caatinga e de floresta. A previsão é que os pesquisadores retornem em maio para fazer exames em mais macacos e recapturar alguns animais testados.

O POVO Online tentou entrar em contato com o ICB-USP, mas as ligações não foram atendidas. A Sesa informou que o caso está sendo apurado.


Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário