segunda-feira, 8 de junho de 2020

Taxa de contágio por Covid-19 em Fortaleza é de menos de uma pessoa por infectado, diz secretário da Saúde



A razão de transmissibilidade da Covid-19 em Fortaleza está menor, conforme apontado pelo secretário da Saúde do estado, Carlos Roberto Martins, o Dr. Cabeto, durante coletiva de imprensa na tarde deste domingo (7). Segundo ele, o índice na capital atualmente é de 0,78, o que quer dizer que cada pessoa infectada contamina menos de uma pessoa. Em outras palavras, cada grupo de 100 pessoas com o vírus contaminará apenas outras 78, indicando uma redução de novos casos.

"Isso caminha pro lado onde você chega a reduzir, impossibilitar, a transmissão comunitária, que é o ponto ótimo da crise", diz o Dr. Cabeto. Contudo, a tendência ainda será confirmada. "A gente vai seguir esses indicadores e se voltar a subir um conjunto de fatores, se a gente ver que inclui riscos, nós podemos retroceder, o que não é nada agradável pras pessoas", declarou.

A razão de transmissibilidade corresponde ao potencial de propagação do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Se o número é menor que 1, quer dizer que há menos pessoas infectadas, o que diminui o número total de contaminados.

A medição deste e de outros índices essenciais para a análise da situação da Covid-19 no Ceará vai ocorrer por meio de inquéritos realizados quinzenalmente pela secretaria da Saúde (Sesa). Com a pesquisa sorológica será possível conhecer a taxa de ataque, ou seja, o número de pessoas imunizadas nos municípios do Ceará.

"Se evidentemente nós temos um grande volume, áreas de alta transmissibilidade, com aumento, nós passamos a entender que a gente pode se antecipar principalmente nesses focos. Daí porque que se diz da importância da testagem em massa. O Ceará é o estado do Brasil que mais faz testagem, tanto do ponto de vista numérico, quanto do ponto de vista proporcional", destaca Dr. Cabeto.

O Ceará tem 64.271 casos de Covid-19 e 3.981 mortes, conforme a atualização das 17h35 da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do estado (Sesa).

A capital Fortaleza segue como primeira em quantidade de casos do Sars-Cov-2, com 27.411 diagnósticos positivos e 2.458 mortes de pacientes contaminados. Sobral, na Região Norte do estado, é a segunda cidade em quantidade de casos, com 3.060 confirmações e 125 óbitos.

Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário