segunda-feira, 20 de julho de 2020

Governo do Ceará deve concluir plano para retorno de aulas, academias, bares e eventos nesta semana



O Governo do Ceará deve concluir nesta semana um plano para o retorno das atividades que ficaram de fora da fase 4 do Plano de Retomada da Economia em Fortaleza.

Segundo o secretário executivo de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), Flávio Ataliba, os segmentos de escolas, academias, bares e eventos vão se reunir a partir desta segunda-feira (20) com o governo estadual para traçar uma estratégia. Além disso, Ataliba disse que a partir desta semana, 95% da economia estará sendo reativada no estado.

"Nós já conversamos com o pessoal dessas atividades e estamos construindo uma agenda que vai funcionar a partir de segunda para estabelecer uma previsão de retorno e uma possível faseamento. Academia é um setor importante e conversamos com representantes da área e vamos voltar a conversar com este grupo. Academia é colocada como vetor de saúde opcional. Ela vai ajudar na recuperação da saúde das pessoas. A partir de segunda vamos construir a estratégia de retorno desses segmentos", disse Ataliba.

O secretário ressaltou que o governo está empenhado em reabrir diversos setores, com todos os protocolos sendo seguidos.

"Estamos com 95% da atividade econômica em funcionamento. Falta pouco para termos a situação anterior da pandemia. Então é muito importante que quem está nos ouvindo e assistindo saber que essa retomada precisa ser feita de uma forma muito responsável. Dado o tamanho de Fortaleza, essas decisões sempre passam também pelo prefeito Roberto Cláudio", frisou.

Aulas presenciais
O secretário executivo reforçou a importância também do retorno às aulas presenciais. Ele disse que é um segmento que aglomera muitas pessoas e que há uma preocupação adicional do governo com essa atividade. "Temos cerca de 450 mil alunos das escolas públicas mais 350 mil de escolas particulares (em Fortaleza). É um contingente muito grande e tem uma capacidade de irradiação na cidade. É uma preocupação muito grande, e a palavra principal é a precaução. Nesse momento, estamos discutindo para construir de forma conjunta o retorno dessas atividades".

Segundo ele, a partir desta segunda-feira, representantes do setor de educação também devem se reunir com o governo do estado para discutirem o retorno das escolas e universidades.

Feiras e Areninhas
Mesmo com a fase 4 em Fortaleza, as feiras gastronômicas ainda não estão liberadas. "São atividades de grande aglomeração de pessoas, mas estamos avançando. É importante dizer que estamos progredindo. Essa volta precisa ser de muito cuidado e depende do comportamento do cidadão", disse Ataliba.

Ele ressaltou ainda que os brinquedos das praças públicas e as Areninhas também não podem funcionar. No entanto, Ataliba afirmou que os parque estão liberados para atividades físicas individuais e sem aglomeração.

Horários
Os horários dos estabelecimentos permitidos a funcionar seguem os mesmos, dependendo da atividade. A única modificação a partir de segunda-feira são os restaurantes que estarão autorizados a reabrirem até às 23h.

"Nós ainda estamos praticando os horários anteriormente estabelecidos. Construção civil e indústrias de transformação, de 7h às 17h. Serviços de 8h às 20h. Administração pública continua home office de 9h às 18h e comércio de 10h às 16h. A fase 4 complementa o plano estabelecido, entretanto, nós teremos de ter muitos cuidados e uma estratégia muito estabelecida".


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário