quinta-feira, 16 de julho de 2020

Hemoce registra baixa de 15,6% em doações de sangue durante a pandemia no Ceará



Entre março e junho de 2019 foram contabilizadas 32.999 bolsas de sangue doadas no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Já no mesmo período de 2020, que coincide com a pandemia em decorrência do novo coronavírus no estado, foram 27.831 doações. A baixa corresponde a 15,6% entre os anos. Os dados foram repassados pelo Hemoce.

Apesar da queda, o Hemocentro conseguiu manter o estoque de sangue “dentro da margem de segurança para o atendimento”, segundo o órgão. “A nossa campanha do carnaval nos rendeu um estoque bem seguro. Foi a maior [campanha] dos últimos quatro anos”, afirma a coordenadora da captação de doadores de sangue do Hemoce, Nágela Lima.

Para não ficar sem doações, o Hemoce adotou algumas estratégias durante a pandemia. “Ampliamos os nossos locais de atendimento, tanto em Fortaleza quanto no interior, para facilitar o acesso dos doadores; ampliamos nosso horário de funcionamento e instauramos todas as medidas básicas para evitar transmissão do vírus”, explica Nágela.

No mês passado foi realizada a campanha nacional “Junho Vermelho”, que reforçou a necessidade do ato de doar sangue por causa da pandemia. “[O número de doações] superou nossas expectativas, principalmente, no contexto de isolamento que vivenciamos. Só temos que agradecer o doador cearense”, diz Nágela.

Com a volta das cirurgias eletivas no estado, a coordenadora reforça: “as doações não podem parar”.

Doações
A coordenadora de marketing Natalie Costa, de 34 anos, doou pela primeira vez durante a crise do coronavírus. “Doei depois de um incentivo da empresa que eu trabalho. Nós tivemos uma ação interna de apoio ao Junho Vermelho, e ver os colegas nessa grande corrente me incentivou a ir também”, explica.

A baixa nas doações em meio a crise também ajudou Natalie a doar. “Muitas pessoas deixaram de doar para cumprir o isolamento e então veio o pensamento daqueles que precisam de sangue de forma recorrente, os que estão em tratamento”, revela.

Já o assistente de gestão de pessoas Kevin Rodrigues, de 20 anos, realizou a terceira doação de sua vida há duas semanas. “Eu faço doação desde os meus 17 anos. A segunda vez foi no ano passado e terceira foi agora, em meio a pandemia”, diz.

“Eu sempre tive interesse em doar, principalmente, depois que eu pesquisei sobre e fiquei sabendo quantas vidas eu poderia ajudar”, pontua. Apesar da iniciativa, Kevin fala que teve receio em doar devido às condições de transmissão do vírus, mas “logo o Hemoce deu todas as explicações possíveis e eu doei em segurança”.

Agendamento
Para evitar aglomerações, o Hemoce disponibilizou um site para agendamento de doações. Além de Fortaleza, o agendamento também está disponível para doadores de municípios no interior, como Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral.


Por Sabrina Souza, G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário