Começa a valer nesta segunda-feira (13) uma nova fase da retomada da economia cearense. Em Fortaleza, as barracas de praia entram no grupo dos segmentos que podem retornar à atividade, desde que das 9h às 16h e seguindo todos os protocolos sanitários estabelecidos pelo Governo do Estado. Os estabelecimentos de alimentação fora do lar também terão o horário permitido de funcionamento estendido para de 6h às 16h.
As mudanças foram anunciadas pelo governador Camilo Santana na sexta-feira (10). Um decreto estadual suspende ou impõe restrições aos setores econômicos desde março, devido à pandemia de coronavírus.
Confira o que muda a partir de segunda-feira:
- Jogos de futebol em Fortaleza poderão ocorrer sem a presença de torcida;
- Padarias poderão abrir às 6h (atualmente o horário de abertura é de 9h);
- Agências de turismo podem retomar serviços de venda de viagens;
- Barracas de praia poderão voltar a atender clientes;
- Cidades da região Norte avançam para a Fase 2, quando as atividades econômicas não essenciais são permitidas com restrição de horário e protocolos de segurança;
- Concludentes de cursos que exigem aulas práticas para concluir o curso de graduação poderão retomar aulas presenciais.
"Estamos dando mais um passo importante na retomada da economia, mas continua o uso obrigatório de máscara. É muito importante que as pessoas mantendo a máscara como medida de prevenção", alertou Camilo Santana.
Conforme o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que fez o anúncio ao lado de Camilo Santana, a capital cearense está em um cenário de "queda consistente" de novos casos de Covid-19. "A gente continua felizmente aqui em Fortaleza numa queda consistente de número de óbitos e também queda na demanda por atendimentos. Isso deu segurança para dar esse próximo passo", afirmou o prefeito.
Veja como fica o nível de restrição por região do Ceará:
- A capital cearense continua na etapa 3, e as barracas de praia podem funcionar;
- Demais cidades da macrorregião de Fortaleza seguem na Fase 2;
- Macrorregião do Sertão Central, Litoral Leste seguem na Fase 1;
- Região Norte para fase de transição;
- Cidades da região Cariri e Centro-Sul mais afetadas (Juazeiro, Crato, Barbalha, Brejo Santo, Iguatu, Sobral e Tianguá) seguem em isolamento social rígido "por mais uma semana".
O Ceará é um dos estados mais afetados pelo coronavírus no Brasil. Desde o início da pandemia, mais de 136 mil pessoas foram infectadas e 6,8 mil morreram com a doença no estado.
Jogos no Castelão
Conforme Camilo Santana, os jogos de futebol profissional ocorrerão com portões fechados, sem a presença de torcida para evitar aglomerações. "O futebol profissional também está liberado, com prioridade para jogos no Castelão, podendo ser em qualquer estádio da Grande Fortaleza, mas com prioridade para o Castelão. E vamos seguir todos os protocolos de segurança", afirmou.
Já nesta segunda-feira haverá três jogos do Campeonato Cearense:
- Barbalha x Ceará, às 9h
- Caucaia x Atlético-CE, 14h
- Guarany de Sobral x Fortaleza, 18h.
Por G1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário