quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Ceará e agência francesa firmam parceria para gestão sustentável da água no estado


Uma parceria entre o Ceará, por meio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) formalizada, nesta terça-feira (29), vai permitir uma série de estudos sobre a gestão sustentável da água visando a redução de impactos ambientais por meio do desenvolvimento de uma economia de baixo carbono. O investimento é de 950 mil euros (cerca de R$ 6,2 milhões) em pesquisa na área.

Os estudos proporcionarão uma melhor compreensão do funcionamento hidrológico no Nordeste e permitirão a análise de diferentes opções técnicas para o abastecimento de água potável. Elas também propiciarão uma melhor compreensão das implicações climáticas da dinâmica recente do desenvolvimento agrícola

Durante a assinatura do memorando de entendimento, o governador Camilo Santana afirmou que o projeto trará benefícios ao Estado. “Quero dizer que, para nós, é um momento de muita alegria estar assinando este memorando. Quero agradecer à AFD pela parceria, assim como o governo francês também pelo estreitamento destas relações entre o Ceará e a França e nos colocar sempre à disposição para que a gente possa construir parcerias e buscar novos horizontes e melhorias para a qualidade de vida do povo cearense”, disse.

O projeto vai financiar atividades de pesquisa e capacitação no Nordeste rural e serão divididas em três áreas: analisar os impactos da mudança climática nos setores de água, energia e agricultura e avaliar os efeitos de políticas públicas; identificar caminhos de desenvolvimento agrícola menos intensivos em emissões de gases de efeito estufa para promover a transição agroecológica; e reforçar as capacidades das instituições atuantes no setor e aprimorar os sistemas de informação.

Para o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, a parceria é histórica para o Ceará. “A Funceme tem grandes parcerias visando o desenvolvimento sustentável, sempre com uma visão de amplitude que vai além dos recursos hídricos, desenvolvendo economias de baixo teor de carbono e com uma gestão de inclusão do território rural. Não tenho dúvidas que será mais uma grande parceria para o desenvolvimento sustentável do nosso Estado”, afirmou.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário