segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Escolas de vigilância, parques infantis e autódromo: veja o que muda em Fortaleza a partir de segunda (28) com novo decreto


 Mais atividades foram liberadas em Fortaleza e cidades do interior a partir desta segunda-feira (28), conforme determinou o decreto estadual nº 33.751 publicado na noite de sábado (26). Além das aulas nas escolas de vigilância, atividades em parques infantis também são autorizadas a voltar com 35% da capacidade. Os eventos automobilísticos do autódromo internacional Virgílio Távora estão liberados sem público, e a prática de atividades esportivas em quadras e ginásios cobertos poderá acontecer, desde que sem aglomerações.

Apesar de todos os municípios cearenses estarem na fase 4 do plano de retomada da economia, as regras de reabertura das atividades valem de acordo com o tempo em que as macrorregiões estão em cada etapa.

Conforme o decreto, passam a ser autorizadas somente em Fortaleza as apresentações de circo, respeitadas todas as medidas de biossegurança.

O transporte aquaviário, desde que sem serviço de bar e respeitadas também todas as medidas de biossegurança, também está liberado.

O decreto permite o desempenho de atividades em estabelecimentos que congregam a prestação de serviços voltados à formação e à proteção social de jovens e adultos nas áreas da cultura, à arte, à ciência e ao esporte, observadas as medidas sanitárias estabelecidas para cada atividade.

Seguem vedadas as aulas presenciais em universidades e nas escolas das redes de ensino público e privado do Estado, além do funcionamento de bares e clubes.


Região de Saúde Norte, do Sertão Central e do Litoral Leste/Jaguaribe

  • As aulas práticas presenciais para os concludentes do Curso de Formação Profissional para as carreiras de Oficiais Militares do Estado, a qualquer período, bem como as aulas práticas a não concludentes;
  • A execução do Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, seguidas todas as medidas de segurança estabelecidas;
  • As apresentações artísticas em restaurantes e barracas de praia, desde que obedecidos os Protocolos Geral e Setoriais 6 e 19 constantes do Anexo II do Decreto, permanecendo vedadas exibições de jogos, lutas e “lives” em telões nos estabelecimentos;
  • A liberação de shows de humor em eventos, observados os Protocolos Geral e Setorial 22 constantes do Anexo II do Decreto


Região de Saúde do Cariri

  • A ampliação do horário de funcionamento dos “shoppings centers” de 20h para as 22h;
  • A operação dos ônibus/veículos de fretamento e turismos com a capacidade total, observados os protocolos gerais e setoriais de medidas sanitárias previstas para a atividade;
  • A realização de jogos dos clubes cearenses nos Campeonatos Brasileiros Série A, C e D e Copa do Brasil, respeitados todas as medidas de prevenção constantes do Protocolo Setorial 16, do Decreto;
  • A ampliação do horário de encerramento dos salões de beleza de 16h para 20h;
  • O funcionamento de parques temáticos, desde que observado o limite de 30% da capacidade de atendimento, bem como atendidas as medidas de segurança previstas no Protocolos Geral e Setorial constantes do Decreto.


Cenário da Covid-19 no Ceará

O Ceará chegou, na tarde deste sábado (26), a 8.918 mortes por Covid-19, cerca de seis meses após a confirmação do primeiro óbito pela doença, que ocorreu em 26 de março. O número de casos confirmados é de 238.582. Os dados foram extraídos da plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), atualizada às 17h21.

O número de pessoas recuperadas da infecção é de 211.686. Desde o início da pandemia, foram notificados 740.062 casos da Covid-19. O Estado aplicou 742.988 testes para identificar o novo coronavírus. Existem ainda 90.209 casos suspeitos e 597 mortes em investigação.

As maiores incidências de casos confirmados por 100 mil habitantes são registradas nos municípios de Acarape (11.460,9), Frecheirinha (10.574,2), Groaíras (6.541,4), Quixelô (6.317,2) e Chaval (6.121,4).

Fortaleza concentra os maiores índices: 3.846 mortes pela Covid-19 e 48.855 casos confirmados. A capital registra incidência de 1.830,2 casos a cada 100 mil habitantes.

A segunda cidade em mortes pelo novo coronavírus é Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, com 344 óbitos confirmados. A cidade contabiliza 5.748 casos diagnósticos positivos e tem incidência de 1.590,5.

Também na RMF, Maracanaú já confirmou 6.693 casos da infecção, 245 óbitos e tem incidência de 2.937. Em Maranguape, com 3.705,3 de incidência, 4.779 pessoas foram infectadas e 115 não resistiram à enfermidade.

A segunda cidade no ranking de casos confirmados é Juazeiro do Norte, no Cariri, com 15.086 registros, 280 falecimentos e incidência de 5.501,7. Sobral, na Região Norte, tem 11.672 casos positivos, 310 óbitos e incidência de 5.586,4.

Também no Cariri, a cidade de Crato acumula 6.284 casos de Covid-19, 87 mortes pela doença e incidência de 4.756,2.


Veja outras informações da plataforma:

  • A taxa de ocupação das UTIs cearenses é de 56,3%;
  • A taxa de ocupação das enfermarias cearenses é de 29,68%;
  • A letalidade da doença no Estado é de 3,7%;
  • Houve uma morte por Covid-19 nas últimas 24h.

Os números apresentados pela Secretaria da Saúde são atualizados permanentemente e fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, ou seja, não necessariamente correspondem à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.


4ª fase do plano de retomada

Todas as regiões do Ceará estão na 4ª e última fase do plano de retomada da economia desde segunda-feira (14). Isso porque a macrorregião do Cariri, única que estava na fase 3, avançou para a última etapa.

Na quarta fase de reabertura econômica, a maior parte das atividades são permitidas, mas com restrição de horários e com medidas de segurança sanitária, como uso de máscara e disponibilidade de álcool em gel.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário