terça-feira, 21 de setembro de 2021

Dia da Árvore: conheça o 'caso de amor' entre uma família de Maranguape, no CE, e o pé de jambo da calçada


Um pé de jambo plantado há mais de 20 anos em frente à casa da família de Cleneide Nunes se tornou um símbolo de amor e uma memória viva da mãe, que por 95 anos viveu na Rua Major Agostinho, no Centro de Maranguape, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza. "O pé de jambo vermelho virou um caso de amor na nossa família. É para nós o símbolo da própria vida daquela linda mulher e amada mãe que já partiu para a eternidade, mas deixou o seu legado", diz a filha.

"Nosso quintal é cheio de plantas, nosso lazer na pandemia foi cuidar do nosso jardim, nossa família adora. Minha mãe sempre amou plantas, até os 95 anos dela, a atividade que mais gostava de fazer era mexer com as plantas, regando, removendo a terra dos jarros, tinha uma mão muito boa, plantava e logo pegava muito bem", lembra.

O 21 de setembro é o Dia da Árvore no Brasil. A data, que antecede o início da primavera no hemisfério sul, visa promover a preservação das florestas e incentivar a proteção do meio ambiente.

A história de amor com o pé de jambo começou em meados de 2001 quando outra árvore plantada na frente da casa da família foi arrancada. Maria Nunes, à época com 75 anos, foi tomada de tristeza. Segundo Cleneide, a mãe sempre gostou de cuidar de plantas, mesmo sem muito espaço no quintal de casa.

"Percebendo o constrangimento dela, a vizinha do lado fez uma surpresa: trouxe do horto municipal uma muda de jambo vermelho. As duas cravaram a plantinha no mesmo local e temendo mais uma ação danosa cercaram-na com uma grade de madeira, daquelas que protegiam plantas nas calçadas. Daí em diante, o jambeiro passou a ser regado e vigiado por nós. Ele foi crescendo bonito e com sua copa frondosa", relata.

À medida que ia crescendo e florescendo, a árvore passou a ganhar o carinho dos moradores que passaram a se abrigar à sua sombra, comer dos seus frutos e principalmente cuidar para que não sofra nenhum dano. "Nós conversamos com os funcionários da prefeitura quando eles vêm cortar os galhos, fazer a poda. Sempre nos atendem e a deixam ainda mais bonita", explica Cleneide.


Memória viva

Mesmo com Alzheimer, a mãe olhava para a árvore e, por vezes, recobrava a memória de quando ela era ainda uma plantinha que recebia seus cuidados. A árvore se tornou ainda mais importante, após a partida de Maria Nunes, aos 95. Para a família, a planta se tornou uma memória viva daquela que tanto lutou para preservá-la.


"A minha mãe teve a preocupação de preservar o meio ambiente e deixar a rua mais bonita. Para nossa família, esta árvore é um símbolo deixado por ela, toda vez que abrimos a porta ou a janela de nossa casa nos deparamos com memória viva da minha mãe. Foi ela que plantou, cuidou. Há seis meses nós a perdemos, mas planta é vida e nos traz muito a lembrança dela. Não há como não lembrar dela olhando pra essa árvore", conclui a filha.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário