terça-feira, 28 de setembro de 2021

Prédio do Tribunal de Justiça do Ceará apresenta 'boa condição' de estabilidade após incêndio, diz relatório



Um relatório técnico de vistoria realizada na sede do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aponta que o prédio apresenta "boa condição em relação à estabilidade global". O documento foi elaborado pela Superintendência de Obras Públicas do Estado (SOP) e entregue nesta segunda-feira (27) à presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

Um incêndio atingiu, na manhã do dia 6 de setembro, a sede do TJCE no Bairro Cambeba, em Fortaleza. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas iniciaram por volta das 4h no almoxarifado do órgão. Ninguém ficou ferido.

Segundo o Tribunal de Justiça, o relatório realizado apontou estabilidade da edificação no estado atual da estrutura, exceto nas regiões onde houve comprometimento de pilares localizados em um dos lados da fachada do prédio. A estrutura não registrou deformações.

O relatório foi feito com base em vistorias que analisou o concreto da estrutura. Uma das etapas foi realizada com a retirada de material para comparar a resistência de pilares atingidos e não atingidos pelo fogo.

"A maioria dos elementos estruturais internos (pilares, vigas e lajes) apresenta boa condição em relação à integridade estrutural, sendo necessária a adoção de algumas medidas para garantir a estabilidade de todo o conjunto", cita um trecho do documento da SOP.


Recomendações

Ainda no relatório, a SOP recomenda escoramento, remoção de concreto e recomposição das armaduras, caso seja necessário. O risco de dano global ou parcial é considerado médio, o que possibilita a recuperação estrutural do prédio. Estudos complementares da estrutura serão realizados por técnicos especialistas. A perícia no prédio será concluída após escoramento da área mais afetada.

Equipes da engenharia do Tribunal e da SOP já iniciaram estudos em relação à reforma e à modernização. O serviço deverá contemplar também a ampliação da estrutura.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário