segunda-feira, 15 de abril de 2024

Nenhum dos cinco maiores açudes do Ceará está em situação crítica, diz Cogerh

 

Localizado em Alto Santo, na bacia do Médio Jaguaribe, o açude Castanhão voltou a ultrapassar 30% de sua capacidade de armazenamento, somando 30,16% do volume total. O reservatório é o maior de múltiplos usos da América Latina, com capacidade máxima de 2.020,86 hm³. As informações são da atualização das 7h23 desta segunda-feira (15), do Portal Hidrológico do Ceará.

No mesmo período do ano passado o Castanhão estava exatamente com 30% de volume, sendo a primeira vez que o reservatório passou desta marca desde 2014. O açude foi contemplado com as águas da Transposição do rio São Francisco no último dia 4 de abril, três dias de antecedência do prazo estipulado.

Além deste, outros quatro grandes reservatórios do Ceará estão em situação favorável, conforme dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O Orós, no município homônimo, está com 62,38% do volume seu volume total. O Banabuiú, situado em município de mesmo nome, está com 39,74% da capacidade de armazenamento.

Já o Paulo Saraste, conhecido como Araras e localizado em Varjota, atingiu 100% de sua capacidade no último dia 10 de abril. Ele, considerado o quatro maior reservatório do Estado, havia sangrado no mesmo período de 2023.

Já o açude Figueredo, em Alto Santo, está com 30,07% do volume total de armazenamento. O reservatório faz parte da bacia Médio Jaguaribe e abastece o Castanhão.

Segundo a Cogerh, 59 açudes estão sangrando e outros 19 estão com mais de 90% do volume total na manhã desta segunda-feira. Outros 26 estão com volume inferior a 30%. Os dados contabilizam os 157 reservatórios monitorados pelo órgão.

 

Por Maurício Júnior

Miséria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário