quarta-feira, 10 de abril de 2024

Ceará registra 52 açudes sangrando

 


Com as sangrias dos açudes Araras, em Varjota, e Mundaú, em Uruburetama, o número de açudes gerenciados vertendo no Ceará atinge agora 52. Além disso, 16 reservatórios estão com mais de 90% de sua capacidade total. Os dados foram divulgados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos nesta terça-feira (09/04), indicando um aporte total de 9 bilhões de metros cúbicos aos reservatórios em 2024.

O acumulado total dos 157 reservatórios monitorados pela Cogerh está próximo de atingir 50% de sua capacidade. Caso isso ocorra, pode superar o acumulado de 2023, que alcançou 51% das reservas hídricas. “Estamos nos aproximando dos números do ano passado, faltando um mês e meio para o fim da quadra chuvosa”, comparou Tércio Tavares, diretor de Operações.

Para verificar a lista de açudes vertendo, acesse: http://www.hidro.ce.gov.br/

No entanto, na bacia hidrográfica dos Sertões de Crateús, o cenário é diferente, com pouco mais de 20% de reservas hídricas e alguns açudes secos. “Isso reflete nossa característica de chuvas irregulares no tempo e no espaço”, explicou Tércio. Trinta e um reservatórios registram menos de 30% de sua capacidade total.

Tércio Tavares, diretor de Operações da Cogerh, comemora a boa recarga dos açudes, mas enfatiza a necessidade de aguardar o período de chuvas de abril e maio para fazer uma avaliação mais precisa. “Até lá, é importante lembrar do uso cauteloso e prudente da água, pois vivemos em uma região semiárida e não podemos ter certeza de como será a próxima quadra chuvosa”, concluiu Tércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário