quarta-feira, 26 de junho de 2013

Orós - Projeto Sertão Vivo celebra São João com cursos, oficinas e fogueira

Jovens da localidade de Aroeira, zona rural deste município, localizado na região Centro-Sul do Ceará, apreendem diversas manifestações de arte e mantêm viva a cultura regional. Neste fim de semana, as ações também incluíram oficina de teatro e festejos a São João Batista, com fogueira, danças típicas e culinária da época. O santo abençoou o sertão com chuva que alegrou os produtores rurais.
As atividades artísticas e culturais integram o projeto Sertão Vivo, uma Organização Não Governamental (ONG), coordenada pelo cantor e compositor, Zé Vicente. Há oito anos, crianças, adolescentes e adultos participam das ações do programa, ao longo do ano, que oferecem oficinas e capacitação em música, capoeira, pintura, plantio de horta orgânica, teatro, massoterapia, homeopatia e artes visuais.

Neste fim de semana, as ações estiveram voltadas para oficina de teatro e celebração de São João. O professor e educador teatral, Antonio Pinto, ministrou noções de técnicas de formação de ator, com ênfase em três conteúdos: conhecimento próprio, imaginação e construção de personagens.
“Trabalhamos com a linha do teatro do absurdo, que propõe o inesperado”, explicou Pinto. “Ao fim da oficina, teremos uma esquete”. Para os jovens participantes, a experiência é impar na arte cênica. “É uma das melhores oficinas que já tivemos”, disse a estudante, Mônica Moreira de Lima. A pedido dos alunos, o professor prolongava as aulas. “A turma está motivada”.
FOGUEIRA
No fim da tarde deste domingo, véspera de São João, a tradição será mantida e a fogueira será acessa para celebrar a cultura regional. Os mais idosos acendem o fogo e ao redor todos dão às mãos em momento de prece, agradecimento e de confraternização entre amigos e a família. Os galhos e paus queimados são resultado de podas, de corte ecológico, sem agredir a natureza. Nos últimos dois anos, a seca castiga o sertão, mas as últimas chuvas caídas em maio e junho reanimam os produtores.
MAIS INFORMAÇÕES
Projeto Sertão Vivo
Município de Orós
Zé Vicente
zvi@uol.com.br

Diário do Nordeste / Honório Barbosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário