segunda-feira, 30 de abril de 2018

SERTANEJO SE EMOCIONA AO VER AÇUDE SANGRAR PELA 1ª VEZ EM NOVE ANOS; VEJA VÍDEO


Emanoel Rozeno se emociona ao falar da fartura na produção de milho e feijão

Chuva é motivo de alegria para quem mora no Sertão. A água que cai sobre município de Ibicuitinga fez o Açude Grande, que corta a cidade, sangrar. O reservatório, também conhecido como açude da Sirene, assim como o nome da senhora que mora em frente a comporta, não sangrava há nove anos. Em vídeo, o agricultor Manoel Rozeno comemora as chuvas e destaca a produtividade possível.


"Tem milho novo e feijão maduro; o jerimum, a água carregou", emociona-se Manoel ao falar da produção no município de Ibicuitinga. No vídeo enviado pelas redes sociais ao O POVO Online, o agricultor mostra com felicidade a sangria do açude que corta o distrito do Chile onde mora. De acordo com ele, naquela noite, "a chuva foi pesada".
O Açude Grande sangrou na manhã da última terça-feira, 24, após intensa noite de chuva, segundo Manoel. De acordo com os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o município de Ibicuitinga acumulou em abril até este domingo, 29, 375 milímetros de água devido às chuvas.

Por outro lado, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), que tem controle de 155 represas, não monitora o Açude Grande. Por isso, ele não entra nas estatísticas da Cogerh.


O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário