quinta-feira, 26 de abril de 2018

Ceará deve voltar a receber chuvas fortes nos próximos dias, prevê Funceme



Ceará deve voltar a receber chuvas em todas as regiões na madrugada desta quinta-feira (26), conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O estado acumula neste mês de abril 206 milímetros, o mês mais chuvoso desde 2009.

Nos últimos dias, no entanto, o volume de precipitação reduziu em todas as regiões do estado. Conforme a Funceme, a sequência de dias chuvosos intercalada por dias sem chuvas é comum em regiões semiáridas, como o Nordeste brasileiro.

Esta quarta-feira foi o dia menos chuvoso do Ceará neste mês de abril, com precipitações leves em 25 dos 184 municípios.

Para a quita e sexta-feira, a previsão da Funceme é de chuva em todas as regiões. Conforme o órgão, a reaproximação da zona de convergência - fenômeno meteorológico que propicia a formação de chuva - favorece a precipitação nos próximos dias.

Açudes em situação crítica
Os açudes de pequeno e médio porte receberam um grande volume de água desde o início do ano. Atualmente, 84 dos reservatórios do estado têm 30% de sua capacidade ou menos. Em dezembro 2017, 123 açudes estavam na mesma situação.

O Castanhão teve o seu volume ampliado de 2,3% para 8,31% desde o início do ano. Apesar do aporte, o maior açude do estado segue em situação crítica.

O Orós, segundo maior reservatório do estado, tem atualmente 9,55% (numero desatualizado, o correto seria 14,19%) da capacidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário