quinta-feira, 12 de abril de 2018

Itarema tem chuva de 164,4 milímetros, a segunda maior do ano no Ceará



A cidade de Itarema registrou a segunda maior chuva de 2018, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Choveu 164,4 milímetros na cidade entre 7h desta quarta-feira (11) e 7h desta quinta-feira (12). Em todo o Ceará, até as 10h15 houve chuvas em 118 cidades. Maior registro de chuva do ano até hoje ocorreu em Granja quando foram computados 173,0 milímetros.

A cidade de Granja registrou somente nos primeiros11 dias de abril um acúmulo de chuvas de 292,2 milímetros. O que representa um desvio de 15,4% do normal que é de 292,2 milímetros. Em seguida aparece Barroquinha, na Região Litoral Norte, que computou 253,9 milímetros.

De acordo com a meteorologista da Funceme, Meiry Sakamoto, a Zona de Convergência Intertropical é o principal sistema indicador de chuvas na região e que abril registrou chuvas intensas na Região Norte, Serra da Ibiapaba e Região do Cariri.

“A Zona de Convergência Intertropical é o fator principal sistema indicador de chuvas aqui na nossa região durante a estação chuvosa. Nuvens associadas a grandes chuvas. Litoral Norte, Serra da Ibiapaba e Região do Cariri receberam boas chuvas. Vale lembrar que a Região Central também recebeu boas chuvas", explica.

Apesar das boas precipitações o volume do mês de abril ainda é negativo. “O balanço do mês de abril ainda está negativo. É claro só onze e 12 dias ainda estamos recebendo os dados, mas as chuvas estão bastante estratégicas refletindo no aporte dos reservatórios. Por exemplo o Açude Castanhão está recebendo água e o volume total dos reservatórios do modo geral está em 10%”.

Açude Castanhão ganha aporte
Com as precipitações dos últimos meses o Açude Castanhão vem recebendo aporte. Atualmente o açude está com 5,18%. De acordo com a meteorologista as bacias do Centro-Sul do Estado estão ajudando o açude.

“As bacias de contribuição do açude estão juntamente nessa região Centro-Sul do Estado. Choveu bem na Região do Cariri, e a Região do Rio Salgado é bom pois a água acaba indo ou chegando no Açude Castanhão”, explica.

Segundo Meire a previsão para o mês abril é de chuvas. “A previsão para os próximos dias é de se manter nas condições favoráveis para chuva. A Zona de Convergência Intertropical ainda se mantêm próxima e deve favorecer a chuvas no Centro Norte do estado e em todo o estado”.

Previsão para quinta-feira:

Predomínio de céu nublado com eventos de chuva no centro-norte do Ceará. No sul, nebulosidade variável com eventos de chuva.

Previsão para sexta-feira:

Nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões cearenses.

Previsão para sábado:

Nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-sul e no litoral. Nas demais áreas, há possibilidade de chuva.


10 maiores chuvas por municípios no dia:

(198 postos com chuva de 207 informados)

  1. Itarema (Posto: Fz. Aguape) : 164.4 mm
  2. São Gonçalo Do Amarante (Posto: Croata) : 150.4 mm
  3. Uruoca (Posto: Campanario) : 127.0 mm
  4. Trairi (Posto: Fazenda Lages) : 106.0 mm
  5. Uruoca (Posto: Paracua) : 98.0 mm
  6. Senador Sá (Posto: Senador Sa) : 93.0 mm
  7. Limoeiro Do Norte (Posto: Bixopa) : 91.0 mm
  8. Jaguaretama (Posto: Serrote Branco) : 86.0 mm
  9. Paraipaba (Posto: Paraipaba) : 85.6 mm
  10. Coreaú (Posto: Sitio Urubu) : 84.0 mm


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário