terça-feira, 26 de maio de 2020

Em reunião de presidentes das Assembleias Legislativas, Sarto destaca produção do parlamento cearense



O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Sarto (PDT), participou nesta segunda-feira (25) de reunião do colegiado de presidentes dos parlamentos estaduais de todo o País para debater o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. No encontro, Sarto falou da experiência no Ceará e destacou as soluções tecnológicas que garantiram alta produtividade durante o período de isolamento social.

O presidente do Legislativo Cearense falou da rápida implantação do Sistema de Deliberação Remota para apreciação de matérias por videoconferência, que começou a funcionar no dia 19 de março, e foi incorporado pelo Regimento Interno da Casa no último dia 25 de maio com a aprovação de projeto de resolução da Mesa Diretora, com previsão, inclusive, de votações secretas. A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará foi pioneira na realização de sessões remotas por videoconferência diante do cenário de pandemia pelo novo coronavírus e serviu de exemplo para outras casas legislativas de todo País. As sessões são transmitidas por TV Assembleia (canal 31.1), rádio FM Assembleia (96,7MHz), portal (www.al.ce.gov.br), página no YouTube da TV Assembleia e Facebook da Casa.

Sarto explicou que o desenvolvimento e a implantação célere dessas ferramentas permitiram uma alta produção legislativa com realização semanal de sessões plenárias e reuniões de comissões para deliberar matérias que tratam sobre medidas de combate ao coronavírus e de proteção social para a população atingida pelos efeitos da pandemia. Já foram realizadas doze sessões e aprovados quase 50 projetos para prevenção e redução dos efeitos do novo coronavírus no Estado.

Ao fim da reunião, ficou decidido que o colegiado irá se reunir na primeira segunda-feira de cada mês, com a intenção de discutir pautas institucionais e estabelecer diretrizes de trabalho. O próximo encontro está previsto para acontecer no dia 1º de junho e deve tratar sobre o retorno das atividades presenciais nas Casas Legislativas.


Por: CN7

Nenhum comentário:

Postar um comentário