terça-feira, 26 de maio de 2020

Homens demoram mais a procurar atendimento e são maioria das vítimas de Covid-19 em Fortaleza



A fatalidade da Covid-19 em Fortaleza é maior nos homens e na população parda, de acordo com a mais recente atualização da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). A população masculina contabilizou 53% das 1.580 mortes confirmadas até às 11h13 desta segunda (25).

Pouca atenção com a saúde pode estar relacionada a taxa dos homens. “O que a gente observa é que as mulheres procuram mais as unidades no início dos sintomas, o que é primordial para o avanço no tratamento”, explica o médico epidemiologista Antônio Lima, gerente da Célula de Vigilância Epidemiológica de Fortaleza. Atualmente, as mulheres representam 53% dos casos de novo coronavírus (Sars-Cov-2) atendidos na capital.

Mesmo que os eles sejam minoria nos atendimentos, em quase todas as faixas etárias, os homens são a maior porção de óbitos. “Eles só buscam atendimento quando a situação já é grave. Quando você olha, por exemplo, os casos acima de 80 anos, o número de morte de homens e mulheres é muito próximo, mesmo elas sendo as mais infectadas”, completa Antônio.

Fortaleza, epicentro da pandemia no Ceará, já tem 20.012 pessoas com a doença e 1.580 mortes. Pesquisadores do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp) apontam que 53,7% dos maiores de 18 anos no Ceará podem ser parte de um grupo de risco para o coronavírus.

A Secretaria da Saúde mostra ainda a população autodeclarada parda como a maior afetada pela pandemia. Entre as vítimas na capital, 579 se reconheciam como pardas, em comparação a 95 pessoas autodeclaradas brancas.


Por Cindy Damasceno, G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário