sexta-feira, 3 de julho de 2020

Hospital Geral de Fortaleza abre agendamento para testes de Covid-19 em drive-thru a partir desta sexta-feira



A partir desta sexta-feira (3), o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), abre o agendamento do mês de julho para realização de testes de Covid-19 no drive-thru instalado na unidade. Os testes podem ser agendados no site Saúde Digital ou pelo aplicativo Ceará App. As marcações são individuais e intransferíveis.

O atendimento acontece de segunda a sábado, das 8h às 17h. O resultado fica disponível em até cinco dias no Saúde Digital. Segundo a Sesa, as vagas para testes serão abertas a cada três dias.

Caso não possa comparecer no dia e hora marcados, o usuário do serviço deve cancelar a marcação e, com isso, liberar a vaga para outra pessoa.

No drive-thru são realizados exames de biologia molecular em tempo real, que detectam a existência do vírus no organismo do paciente.

“A indicação é que esse tipo de exame seja feito entre o terceiro e o sétimo dias de surgimento dos sintomas. Se for feito fora desse intervalo, há grande possibilidade de dar falso negativo. Dessa forma, o agendamento foi ajustado para ser disponibilizado a cada três dias e atender melhor a população”, explicou a farmacêutica bioquímica e coordenadora do Laboratório do HGF, Goretti Cavalcante.

Essa estratégia pretende atender principalmente pacientes com sintomas leves de coronavírus. Para aqueles com quadros moderados ou graves, a recomendação da Sesa é procurar por avaliação de profissionais da saúde indo a outros pontos de atendimento presencial, como o próprio centro de triagem do HGF, UPAs 24h e postos de saúde.


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário