quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Arena Castelão não vai mais receber jogos das Séries C e D em 2020



A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicou ao Governo do Estado do Ceará que só times da Série A do Brasileiro devem atuar na Arena Castelão devido ao gramado. A indicação é de buscar novas praças esportivas para clubes das Séries C e D em 2020. O Ferroviário deve indicar um novo estádio até esta quarta-feira (9).

A decisão da CBF proíbe os clubes de aquecerem no gramado antes, durante e depois dos jogos. Eles podem usar atrás dos gols ou vestiários para aquecimento.

Ferroviário está na Série C do Brasileiro. Floresta e Guarany de Sobral estão na Série D do Brasileiro. O Presidente Vargas ainda está abrigando um hospital de campanha da Prefeitura de Fortaleza no gramado.

O diretor de marketing do Ferroviário, Chateaubriand Arrais Filho, comunicou.

- A Arena Castelão segue sendo a única opção. É o único estádio disponível em Fortaleza. O Elzir Cabral está passando por reformas elétricas e sem condições de receber jogos oficiais. Já respondemos o ofício da CBF, informando que não há outra opção. Entendemos, ainda, que o Ferroviário, por, em média, jogar apenas 2 vezes no mês em casa, ou seja, apenas 180 minutos, não é o principal empecilho para um eventual desgaste de gramado. Além do quê, como estádio público que é o Castelão, entendemos também que o Ferroviário tem o mesmo direito de uso de todos os demais filiados e o Campeonato Brasileiro da Série C necessita de estádios com boa estrutura para o bom nível técnico da competição. Exigência, por sinal, do RGC e REC.

Por assessoria, o Floresta comunicou.

- O Floresta Esporte Clube do estado do Ceará, residente da Cidade de Fortaleza, mandará seus jogos na Arena Castelão, pois o Estádio Presidente Vargas, hoje, serve como hospital de campanha contra o novo Coronavírus, no qual, é a única praça esportiva apta e com todos os laudos técnicos para receber jogos do Campeonato Brasileiro da Série D.

Veja determinações da CBF

Treino: é vedado a qualquer equipe realizar sessões de treino no campo.

Dia anterior à partida: ambas as equipes caso desejem, poderão realizar o reconhecimento de campo utilizando somente tênis, sem chuteiras ou equivalentes, durante o período de uma hora no máximo. Para tal, deverão agendar com o clube mandante ou administração do estádio.

Pré-jogo: durante o aquecimento deverão ser evitadas atividades que envolvam tração e arranque no mesmo local ou em pequenos espaços que possam danificar o campo de jogo. Aos goleiros, naqueles estádios com traves móveis disponíveis, as atividades de aquecimento deverão ser realizadas nestas traves, fora da pequena e grande área. Contudo, as atividades de saída de gol e tiro de meta serão realizadas na trave fixa. Os estádios que tiverem áreas desgastadas deverão sinalizá-las antes do início do aquecimento para que estas não sejam utilizadas pelas equipes antes do jogo.

Jogo: Para o aquecimento de suplentes utilizar as áreas atrás dos gols (sempre atrás das placas de publicidade) ou espaços próximos aos bancos de reservas, conforme determinado pela equipe de arbitragem. Fica vedado o uso da área interna do campo para atividades de aquecimentos de suplentes durante o intervalo de jogo, salvo o goleiro em caso de substituição por qualquer uma das equipes.

Pós-jogo: As atividades com atletas suplentes no pós-jogo deverão ocorrer mediante orientação da administração do estádio não utilizando em hipótese alguma a área interna de campo. Para execução de tais atividades serão priorizadas áreas atrás dos gols e laterais de campo fora das quarto linhas.


Por Thaís Jorge — Fortaleza, CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário