quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Litoral do Ceará pode registrar ventos de até 60 km/h nesta quinta alerta Marinha do Brasil



O Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil (CHM) emitiu um alerta para a intensificação dos ventos na faixa litorânea do Ceará. O aviso se estende até a noite da próxima quinta-feira (3).

No segundo semestre do ano, rajadas de vento mais intensas são comuns no Ceará, o que atrai kitesurfistas e windsurfistas. Além do litoral cearense, o alerta abrange os estados do Rio Grande do Norte — ao norte de Natal — Piauí e Maranhão — a Leste de São Luís.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor via internet. Além disso, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho e por meio do aplicativo "Boletim ao Mar".

"Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio", complementa a Marinha.

Período de ventos fortes
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a temporada dos ventos fortes no litoral do Ceará tem auge nos meses de agosto e setembro. No último mês, os maiores registros foram de 58,32 km/h em Tauá e 57,24 km/h em Sobral.

“Com o fim do período chuvoso alguns fatores influenciam a elevação da intensidade dos ventos. O mais importante é o deslocamento do Sistema de Alta Pressão Atmosférica do Oceano Atlântico Sul em direção ao Nordeste do Brasil e o outro é a redução na nebulosidade. Nesta época do ano, o Ceará fica ‘no meio do caminho’ entre a Alta Pressão do Atlântico Sul e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fazendo com que os ventos alísios fiquem mais intensos e constantes”, explica Meiry Sakamoto, gerente de meteorologia da Funceme.

Previsão do tempo
A Funceme informa que nos próximos dias, o Ceará deverá seguir com cenário favorável ao predomínio de céu claro em todas as macrorregiões. Porém, a Jaguaribana e Sertão Central devem apresentar nebulosidade variável, principalmente pela manhã.

Entre quinta-feira e sexta-feira, o litoral cearense pode concentrar um pouco mais de nuvens em relação ao esperado para esta quarta-feira. Em setembro, a média histórica de chuvas para o estado como um todo é de apenas 2,2 milímetros.


Por Samuel Pinusa, G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário