terça-feira, 15 de setembro de 2020

Luiz Fux, novo presidente do STF, testa positivo para a Covid-19



O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, testou positivo para a Covid-19. A assessoria de imprensa da presidência da Corte informou que ele passa bem e ficará em isolamento pelos próximos 10 dias. Fux assumiu o comando do Tribunal na última sexta-feira (11), em Brasília, em cerimônia restrita em função da pandemia.

Ele é o primeiro membro da Corte a testar positivo para o coronavírus. Por meio de nota, a assessoria informou que o presidente buscou serviço médico no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (14) ao apresentar febre. A suspeita é de que ele possa ter contraído o vírus, no último sábado (12), em almoço de confraternização familiar.

Ainda segundo o comunicado, o ministro seguirá os protocolos de saúde e ficará em isolamento pelos próximos 10 dias. Por passar bem, ele pretende conduzir a sessão ordinária do plenário nesta quarta-feira (16). As sessões do STF estão ocorrendo de forma remota por meio de videoconferência.

A cerimônia
Neste ano, a solenidade de posse do STF ocorreu de forma restrita. No plenário, somente haviam autoridades e familiares mais próximos do ministro. Para evitar a propagação do vírus, o uso de máscara foi obrigatório, teve medição de temperatura dos presentes, e placas de acrílicos transparentes foram instaladas nas bancadas dos ministros e na mesa de honra. Além disso, não houve cumprimentos nem a tradicional fotografia da composição dos ministros.

Na ocasião, além dos ministros do STF, também participaram do evento: o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-SP), da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, e o procurador Geral da República, Augusto Aras. Os dois primeiros já haviam contraído o coronavírus. O cantor Fagner também estava presente na cerimônia. Ele cantou o Hino Nacional.

Fonte: O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário