quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Empresas investigadas por fraudes em licitações no Ceará formaram bloco para simular concorrência, diz polícia



As empresas que prestam serviços de instalação, manutenção e venda de aparelhos de ar-condicionado que pertencem a um grupo suspeito de fraudes em licitações e na execução de contratos públicos, alvo de operação da Polícia Civil nesta quarta-feira (25), formaram um bloco econômico para simular concorrência.

Foram realizados 12 sequestros de veículos e o bloqueio de ativos financeiros na ordem R$ 9 milhões, nas contas bancárias relacionadas aos investigados. As vítimas do esquema criminoso são órgãos públicos do Estado do Ceará.

Na manhã desta quarta-feira (25), 15 mandados de busca e preensão foram cumpridos pela polícia contra um grupo suspeito de fraudes nas cidades de Fortaleza e Mombaça. No total, 75 policiais civis participam das investigações.

Segundo a Polícia Civil, a investigação aponta indícios de que as empresas alvos da investigação formam um bloco econômico, com objetivos comuns e coordenados, que visa simular concorrências para enganar os oponentes e a própria administração pública, o que resulta em indevida vantagem econômica.

"Na prática, as empresas suspeitas compartilham os mesmos empregados, veículos, equipamentos, insumos e estruturas físicas, o que prova se tratar de um só conglomerado econômico, gerido pelas mesmas pessoas, que guardam relações de parentesco e estreita amizade, com distribuição de competências entre os envolvidos", afirma a polícia.

Durante os cumprimentos de mandados, foram apreendidos veículos, aparelhos celulares, computadores e documentação sobre as empresas e os contratos que estão sob investigação. Todo o material, conforme a polícia, deverá passar por perícia.

As investigações apuram os crimes de fraude à licitação e organização criminosa. A ação é resultado de investigações da Delegacia de Combate à Corrupção, da Polícia Civil do Ceará.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário