quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Governadores do Nordeste assinam carta em defesa da democracia e das instituições



Sete governadores e dois vices dos estados do Nordeste assinaram nesta quarta-feira (25) uma carta em defesa da democracia e das instituições. O documento cita que as instituições estaduais cumprirão a missão "de proteger a ordem pública" e de não participar "de qualquer ação que esteja fora da Constituição".

A nota foi assinada em uma reunião do Consórcio Nordeste em Natal, no Rio Grande do Norte, e conclama a sociedade e as instituições "a uma atitude firme em defesa da legalidade e da paz", alegando que "somente assim o Brasil terá condições de combater a inflação, o desemprego e a pobreza" (veja a nota na íntegra no fim).

Ao mencionar a ordem pública, os governadores também se referem às polícias militares. Na segunda-feira (23), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afastou um comandante da PM que havia atacado o STF.

Recentemente, gestores de 24 estados pediram, durante o Fórum Nacional de Governadores, uma reunião com o presidente da República Jair Bolsonaro para tentar diminuir a tensão entre os poderes.

A solicitação aconteceu poucos dias depois do presidente pedir o impeachment do ministro Alexandre de Moraes e a Polícia Federal deflagrar uma operação que investiga a incitação a atos violentos e ameaçadores contra a democracia.


Assinaram a carta

  • Wellington Dias - governador do Piauí

  • Renan Filho - governador de Alagoas

  • Rui Costa - governador da Bahia

  • Camilo Santana - governador do Ceará

  • Flávio Dino - governador do Maranhão

  • João Azevedo - governador da Paraíba

  • Luciana Santos - vice-governadora de Pernambuco

  • Fátima Bezerra - governadora do Rio Grande do Norte

  • Eliane Aquino - vice-governadora de Sergipe

Leia a íntegra da nota
"Os governadores do Nordeste, reunidos em Natal (RN) nesta data, conclamam a sociedade e as instituições a uma atitude firme em defesa da legalidade e da paz. Somente assim o Brasil terá condições de combater a inflação, o desemprego e a pobreza, que crescem nos lares das famílias da nossa Nação.

Reafirmamos que as instituições estaduais cumprirão a missão de proteger a ordem pública e, por isso mesmo, não participarão de qualquer ação que esteja fora da Constituição.

Não permitiremos que atos irresponsáveis tumultuem o Brasil".


Por G1 RN


Nenhum comentário:

Postar um comentário