quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Fortaleza reduz casos de calazar, mas situação no Ceará ainda preocupa

 


Aproximadamente 90 mil coleiras repelentes serão distribuídas a cachorros de 35 bairros de Fortaleza para combater o calazar. A campanha nacional de encoleiramento de cães para combate à leishmaniose visceral foi lançada nesta quinta-feira, 12, em Fortaleza. A Capital teve grande redução de casos durante os últimos anos. O projeto do Ministério da Saúde já adquiriu um milhão de coleiras repelentes, que serão distribuídas entre 16 estados brasileiros.

"Nossa ação no Brasil e em Fortaleza está balizada nos critérios epidemiológicos de bairros com maior transmissão da doença e de maior vulnerabilidade. Sobretudo em locais com casos humanos registrados. Fortaleza tem 35 bairros que, historicamente, permanecem como uma grande ameaça", relata Nélio Morais, Coordenador de Vigilância e Saúde da Secretaria de Saúde de Fortaleza (SMS).

De acordo com Morais, a doença é apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das mais negligenciadas no planeta. A secretária de saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, destaca que a doença se comporta de forma endêmica em 75 países do mundo.

"É uma doença crônica que acomete todo o organismo, que tem uma letalidade alta, que pode acometer o maior índice de óbitos em crianças de até 10 anos. A doença se comporta de forma endêmica em 75 países, sendo o Brasil responsável por 14% dos casos nas Américas", relata a secretária.


Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário