quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Inventário aponta que Ceará tem 6.333 espécies de fauna e flora identificadas



Uma equipe de cientistas liderada pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema) concluiu que o estado tem, pelo menos, 6.333 espécies de animais (vertebrados e invertebrados) e de plantas que fazem parte da biodiversidade cearense.

São consideradas espécies que se encontram em diversos ambientes, como sertão, manguezal, chapada, serra, e em corpos d'água, como rios, lagos, lagoas e mar.

A conclusão se deu após a publicação do "Inventário dos Invertebrados", publicado nesta terça-feira (10) em um evento online promovido pela Sema, em parceria com a equipe do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente.


De acordo com a análise dos pesquisadores, foram encontrados no Ceará:

  • 2.593 espécies de animais invertebrados
  • 1.275 espécies de animais vertebrados
  • 2.465 espécies da flora

O primeiro inventário, relativo à fauna dos vertebrados, foi publicado em fevereiro deste ano; e o da flora, em maio. Com o último levantamento, fica completo o mapeamento da biodiversidade do território cearense.

No inventário de invertebrados, publicado nesta terça, constatou-se a presença de, pelo menos, 211 espécies de formigas diferentes; 670 moluscos; 54 esponjas e 496 crustáceos, por exemplo.

O objetivo do mapa, conforme a Sema, é "fomentar a melhoria de pesquisas científicas, estudos e relatórios de impacto ambiental, dentre outros, permitindo a proteção dos recursos naturais e fundamentando políticas públicas de proteção à biodiversidade".

Além disso, os inventários são pontos de partida para a Lista Vermelha da Fauna Ameaçada de Extinção do Ceará. Segundo a Secretaria, o documento já está em fase de elaboração.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário