quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Mortes provocadas por crimes violentos reduzem 35,8% em Fortaleza em 2021



Fortaleza apresentou uma redução de 35,8% nos dados de homicídios dolosos/feminicídios, lesão corporal seguida de morte e latrocínio, contabilizando mais um mês de redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Os dados foram apresentados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) nesta terça-feira (10).

A queda é referente ao período de janeiro a julho deste ano. No balanço, foram 517 crimes em 2021 contra 805 em 2020 em igual período. Outro número de destaque foi registrado na Região Metropolitana (RMF), com retração de 30,5%, indo de 800 crimes para 556.

Os dados foram consolidados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).


A diminuição foi registrada também em outros dois territórios do Ceará: Interior Sul e Norte:

  • A retração no Interior Sul foi de 22,5%, caindo de 525 para 407.
  • A melhoria nos índices também ocorreu no Interior Norte, com redução de 7,3%, com 412 crimes em 2020 contra 382 neste ano.
  • Quando se trata só do Ceará, houve uma queda de 26,8%. Ao todo, foram 2.542 crimes contra 1.862.

A SSPDS aponta como fatores das diminuições as ações permanentes em locais estratégicos, trabalhos investigativos que transcendem as divisas do estado, fortalecimento da inteligência, gestão eficiente das Forças de Segurança e prisões importantes que impactam nas reduções de CVLI.

“É um trabalho de muita integração que envolve a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Perícia Forense, o Corpo de Bombeiros e a área de inteligência da Secretaria da Segurança e das Polícias. Então estamos usando muita atividade de inteligência policial para otimizar o resultado das polícias nas investigações e também para o policiamento ostensivo e preventivo”, disse o secretário da SSPDS, Sandro Caron.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário