sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Chove em mais de 140 cidades no dia mais chuvoso de fevereiro no Ceará

 


Choveu em, pelo menos, 141 municípios do Ceará entre quarta-feira (22) e quinta-feira (23), conforme preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Neste intervalo de 24 horas, é o melhor de registro de precipitações no mês de fevereiro. A Funceme prevê chuvas intensas e rajadas de vento em todo o território cearense.

Houve chuvas em todas as regiões do estado. Destaque para Sertão dos Inhamuns, Vale do Jaguaribe e Maciço de Baturité. No Vale do Jaguaribe, um temporal em Quixadá alagou ruas e derrubou árvores e poste. Um cão morreu eletrocutado após ser atingido por fios que se partiram e caíram de um poste durante a chuva.


Maior chuva foi registrada em Boa Viagem com 85 milímetros. Em seguida Quixeramobim (80 milímetros), Morada Nova (63 milímetros), Paraipaba (61,6 milímetros), Paracuru (60 milímetros), Redenção (59 milímetros) e Acarape (56 milímetros).

As precipitações indicadas na previsão do tempo da Funceme estão associadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Outros fatores como sistema de brisa (correntes de vento que vão do mar para o continente e vice-versa) e efeitos locais (interação dos ventos com o relevo, temperatura e umidade elevadas).

Até quinta, a Funceme aponta que nas porções sul e oeste do Sertão Central e Inhamuns, Cariri, Jaguaribana e Ibiapaba, as chances de chuvas mais intensas são maiores. Há ainda um aviso meteorológico vigente indicando risco médio (entre 41% e 70% de probabilidade) de precipitações acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário