terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Inadimplência atinge mais de 70 milhões de brasileiros


Relatório do Serasa Experian divulgado nessa segunda-feira (27) aponta que houve um crescimento no número de inadimplentes no país, atualmente essa situação atinge cerca de 70,1 milhões de brasileiros, o que corresponde a aproximadamente 32,6% de toda o contingente populacional do Brasil. Quando comprados os dados de cinco anos atrás, verifica-se que houve um incremento de mais de 10 milhões de devedores.

Aponta-se, ainda, que o valor médio das dívidas também cresceu. Em 2018 esse montante era de em média R$3.926,40. Atualmente está em R$4.612,30. Essa variação representa um crescimento de 19% no tamanho dos débitos das pessoas negativadas.

Indica-se que os grupos compostos por idosos e mulheres foram aqueles com os maiores incrementos percentuais de endividados. Acrescenta-se, ainda, que os débitos de origem financeira, ou seja financiamentos e cartões de crédito, por exemplo, foram os que mais ampliaram os endividamentos.

Importante lembrar que a pauta dos negativados foi bastante tocada durante as eleições presidenciais de 2022, todos os candidatos se comprometeram a pensar e efetivar ações capazes de mitigar esse nível de pessoas em inadimplência. Nessa linha, o atual governo federal afirmou que brevemente deve iniciar atividades do Desenrola Brasil, programa que buscará diminuir o tamanho da massa de indevidamente que assola o país.


Miséria.com.br - Por Paulo Junior


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário