quinta-feira, 14 de maio de 2020

Pedidos de seguro-desemprego aumentam 33,8% em abril no Ceará


A quantidade de requerimentos de seguro-desemprego no Ceará aumentou 33,8% na comparação entre abril deste ano e igual mês em 2019, de acordo com dados do Ministério da Economia. Um total de 26.204 trabalhadores realizaram o pedido. Esse aumento já seria reflexo das demissões causadas pela crise gerada na pandemia de Covid-19. O Estado é o oitavo do País e o segundo do Nordeste em quantidade de solicitações.

Com o isolamento social imposto em decreto, as filas nos Sines e Secretaria do Trabalho praticamente não existem. No último mês, 97,5% dos atendimentos foram realizados nas plataformas virtuais, com 25.545 pessoas atendidas.

Para o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef-CE), Raul dos Santos Neto, a pandemia do novo coronavírus evidenciou os problemas que já haviam no mercado de trabalho brasileiro, ainda em recuperação após anos de crise entre 2015 e 2017.

Raul explica que, apesar de período de otimismo após a posse do novo governo, o mercado não recebeu as reformas prometidas que fortaleceriam o trabalho. "O ano de 2020 já foi muito prejudicado. O emprego vai depender da capacidade das empresas de se digitalizar. Quem entender como trabalhar nesse contexto, sai na frente".

A velocidade desse processo é o que preocupa, de acordo com a análise do fundador do Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional da Universidade Federal do Ceará (Labor/ UFC), Eneas Arrais Neto. Ele não nega que haverá incremento dos meios de trabalho remoto, mas não na proporção imaginada como ideal após a pandemia, por causa de aspectos culturais e de produtividade.

Sobre o aumento das demissões em abril, diz que é o começo de uma tendência de enfraquecimento do emprego neste período de crise. "Não vejo intenção do Governo Federal de atacar esses números. Faltam ações responsáveis, como discutido em vários países da Europa, sobre reduzir jornada de trabalho para se produzir novos postos de trabalho", afirma.

O coordenador de Estudos e Análises de Mercado do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Erle Mesquita, acrescenta que a análise de dados e a projeção de soluções para o tema são prejudicados uma vez que o Governo Federal ainda não divulgou em 2020 dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). "O trabalho de monitoramento é atrapalhado e as tomadas de decisão são dificultadas. Após a crise, existirá a necessidade de iniciar políticas de trabalho".

Ainda sem precisar o tamanho do prejuízo no Ceará, o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho do Ceará (Sedet), Kennedy Vasconcelos, ressalta que o resultado de abril ainda nem reflete o impacto causado pela pandemia, pois muitas empresas ofereceram férias e fizeram negociações. "Em maio veremos os números de forma mais clara do impacto da doença", explica.

O POVO




Nenhum comentário:

Postar um comentário