terça-feira, 12 de maio de 2020

Vida: Sob risco de extinção, arara-vermelha nasce no zoológico de Fortaleza



Uma arara-vermelha nasceu no zoológico municipal Sargento Prata, em Fortaleza, que está fechado durante o lockdown para evitar a disseminação no novo coronavírus. O animal, da espécie Ara chloropterus, é considerado ameaçado de extinção. O nascimento foi em 23 de março, mas foi divulgado nesta segunda-feira (11).

Segundo a médica veterinária do zoológico, Estéfanni Pinheiro, o filhote está saudável, ganhando peso e sendo cuidado e alimentado pelos pais com auxílio dos profissionais da equipe técnica. A rotina de cuidados clínicos dos animais, mesmo no período de quarentena, permanece sendo realizada.

O biólogo e gerente de parques da UrbFor, Raphael Martins, destaca que os pais da arara já haviam posto o ovo antes da quarentena, ou seja, já estavam aptos à reprodução independente da presença de visitantes na área.

“O nascimento de qualquer espécime no Zoológico Municipal demonstra que os animais vem sendo bem cuidados e é um sinal de que os esforços da nossa equipe técnica estão produzindo resultados promissores no tocante à preservação das espécies ameaçadas que estão sob nossa tutela”, comemora Regis Tavares, superintendente da UrbFor.

O zoológico é administrado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da UrbFor, e mantém 165 animais de 44 espécies, entre mamíferos, répteis e aves. O zoológico conserva, em seu plantel, espécies alvo de tráfico e que não têm condições de serem reintroduzidas na natureza como a arara-vermelha, o macaco-prego, o tucano e felinos como o gato mourisco e a jaguatirica.


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário