quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Fiscalização resgata 30 crianças em situação de trabalho infantil em lixões do Ceará, em 2020



Duas crianças foram encontradas trabalhando, nesta terça-feira (8), em um lixão localizado no município de Quixadá, no interior do Ceará. Uma delas conseguiu fugir ao ver a chegada dos auditores fiscais do trabalho. A outra foi resgatada e encaminhada para o Conselho Tutelar. Neste ano, 30 crianças e adolescentes foram resgatadas de lixões, dos quais 27 se encontravam nas piores formas de situação de trabalho infantil.

A criança de 9 anos resgatada nesta terça foi identificada e teve os seus dados e de sua família captados pelos auditores-fiscais do Trabalho. O Ministério Público do Ceará e o Ministério Público do Trabalho foram acionados para tomar providências junto aos responsáveis pela exploração do trabalho infantil no local. A Secretaria de Assistência Social do município também foi notificada.

De acordo o chefe da fiscalização do Trabalho do Ceará, Daniel Arêa Leão Barreto, a fiscalização do trabalho mapeou que a prática nos lixões está predominando em quase todos os municípios do estado. No total, já foram realizadas 52 ações de fiscalização desse tipo em todo o Ceará. O número de demandas para atender ocorrências desse tipo aumentou de 90, em 2019 para 654 este ano.


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário