quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

1,2 milhão de cearenses adotaram isolamento 'rigoroso' em outubro, estima IBGE



A redução do isolamento social no Ceará é visível, mês a mês, desde que as atividades econômicas começaram a ser reabertas. Em outubro, apenas 13,4% dos cearenses ficaram “rigorosamente isolados”, de acordo com Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD Covid-19), divulgada nesta terça-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


A pesquisa estima que:

  • Dos 9,2 milhões de habitantes do Ceará, 1,2 milhão manteve isolamento rígido no mês de outubro.
  • 3,7 milhões (40,2%) reduziram os contatos pessoais, mas continuaram saindo de casa;
  • 3,6 milhões (39,5%) ficaram reclusos e "só saíram em caso de necessidades básicas";
  • 533 mil (5,8%) “não adotaram qualquer medida de restrição”.

As orientações de isolamento social são cumpridas mais fortemente pelas mulheres e por crianças e adolescentes, segundo a PNAD Covid-19. Cerca de 80% da população cearense de até 13 anos de idade adotou medidas restritivas no mês de outubro. Entre os idosos, que integram o grupo de risco da doença, o percentual foi de 74,5%, cinco pontos percentuais a menos do que em setembro.

O Ceará nunca atingiu o nível de isolamento preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 70%. Conforme dados da In Loco, empresa que utiliza geolocalização para verificar os índices no Brasil, o maior patamar alcançado no Ceará foi registrado no dia 22 de março, poucos dias após o decreto estadual de isolamento social, quando 63% da população permaneceu em casa.


Atividades estudantis

Outro aspecto abordado pela pesquisa amostral do IBGE é o cenário escolar e acadêmico de crianças, adolescentes e jovens durante a pandemia. Em outubro, 2 milhões de cearenses de 6 a 29 anos frequentavam escola ou universidade, a maior parte deles (63,3%) do ensino fundamental, seguida por médio (19,2%) e superior (17,5%).

Quanto às atividades executadas, 92,8% (ou 1,9 milhão de pessoas) afirmaram que tiveram tarefas escolares ou acadêmicas a realizar durante o mês de outubro. No nível de ensino fundamental, aponta o instituto, 4,3% das crianças e adolescentes não tiveram atividades escolares; no ensino médio, 4,5%; e no ensino superior, 12,3% dos jovens ficaram sem atividades em outubro.


Testes e casos
Em outubro, 371 mil pessoas apresentaram algum dos sintomas da Covid-19 no Ceará, contabiliza o IBGE. Mais de 1 milhão já haviam realizado algum teste para saber se estavam infectadas pela doença, até o décimo mês do ano. Do total, 300 mil testaram positivo.

O Ceará registra, atualmente, mais de 301 mil casos confirmados e 9,6 mil mortes pelo novo coronavírus, de acordo com o Integra SUS, plataforma da Secretaria da Saúde (Sesa). Até as 11h desta terça-feira (1º), mais de 39 mil infecções permaneciam em investigação, e 251.064 pessoas já haviam se recuperado da doença no estado.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário