segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Auxílios-funeral têm aumento de 61% em Fortaleza neste ano



O auxílio-funeral, que custeia as despesas do sepultamento de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, registrou um crescimento de 61% em Fortaleza durante a pandemia de Covid-19. Isso porque, entre janeiro e outubro deste ano, 1.739 pessoas foram enterradas em urnas cedidas pela Prefeitura, enquanto no mesmo período de 2019, o número chegou a 1.080. Os dados são Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.

Segundo levantamento da Pasta, o maior volume de repasses do benefício ocorreu em maio, durante o pico de casos do novo coronavírus no Ceará. A Prefeitura concedeu o auxílio-funeral a 389 pessoas, o que representa um aumento de 194,6% em relação aos 132 do mesmo intervalo do ano passado.

Junho, período em que se iniciou o plano de retomada econômica no estado, aparece na sequência com alta de 86,9%, passando de 107 para 200 neste ano. O terceiro acréscimo mais intenso foi registrado em agosto, que acumula 68,8% de pedidos.

Conforme a Pasta, o benefício eventual é garantido "aos cidadãos e às famílias sem condições de arcar com essas despesas". O ente do falecido precisa entrar em contato com o departamento de Serviço Social das unidades de saúde, Serviço de Verificação de Óbito, Perícia Forense ou Cras.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário