quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Consumo de vitaminas cresce no Brasil

 


Nos últimos meses, o mercado farmacêutico viu um crescimento exponencial na compra de vitaminas. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Para Fins Especiais e Congêneres (Abiad) sugere que a causa esteja relacionada à pandemia do novo coronavírus.

Afinal, outros estudos já indicaram uma associação entre a carência de certas vitaminas e a manifestação da forma mais agressiva da doença.

A pesquisa mais atual, realizada no Brasil e publicada na revista Clinical Nutrition, da Sociedade Europeia de Nutrição Clínica e Metabolismo (Espen), mostrou que mais de 90% dos pacientes internados com os sintomas graves da Covid-19 tinham baixo nível de vitamina D.

Não impressiona, portanto, que a pesquisa da Abiad aponte os multivitamínicos e as vitaminas D e C como as mais buscadas pelos brasileiros nos últimos meses.

São essas as principais vitaminas que atuam no reforço do sistema imunológico e podem ajudar na prevenção de sintomas severos até que uma vacina seja aprovada.


Imunidade em dia

O sistema imune é o responsável por combater doenças, vírus e bactérias que atacam com frequência o organismo humano. E já se sabe que a correta nutrição, com o consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais, é o que fortalece a imunidade.

Entretanto, é preciso alertar que ainda não existe nenhuma comprovação de que a suplementação com vitaminas possa prevenir ou combater o novo coronavírus.

Além dos mais, algumas vitaminas quando ingeridas indiscriminadamente e em excesso podem provocar o efeito inverso e causar danos à saúde.

Por isso, o ideal é consumir as vitaminas através de uma alimentação diversificada e balanceada. E apenas considerar a suplementação vitamínica em casos pontuais e com o acompanhamento de um médico.


Suplementos vitamínicos

A suplementação de vitaminas pode ser necessária especialmente para aqueles que não conseguem suprir as necessidades nutricionais apenas com a alimentação.

E isso é importante porque manter os níveis adequados de vitaminas e minerais não apenas garante uma resposta eficaz contra doenças, mas também mantém o bom e correto funcionamento de todo o corpo.

De acordo com Katrine Rubæk, sócia da Sundt, fabricante especializada em suplementos, dependendo da idade, da condição de saúde e da forma como o corpo de cada indivíduo absorve os nutrientes, a reposição e o reforço de vitaminas na forma de suplementos pode ser vital. "Os suplementos ajudam quem precisa repor nutrientes, quem tem problemas de absorção ou quem precisa tratar algum problema de saúde, porque eles são mais rapidamente digeridos e absorvidos dentro do corpo, potencializando seus benefícios", explica Rubæk.


Por Agência Miséria

Miséria.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário