quinta-feira, 8 de abril de 2021

No Ceará, nenhum jovem do sistema socioeducativo ingressou no ensino superior com o Enem PPL

 


No Ceará não há registros de jovens ou adolescentes do sistema socioeducativo que ingressaram no ensino superior após fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), modalidade para aqueles que são internos também do sistema penitenciário. Até esta sexta-feira (9), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está com inscrições abertas para quase 210 mil vagas em universidades e instituições de ensino públicas de todo o país.

O G1 entrou em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas). Nenhum dos órgãos contabiliza internos do socioeducativo que se tornaram universitários com o Enem PPL.

Responsável pela realização, o Inep se resumiu a informar que os dados “sobre o Exame Nacional do Ensino Médio para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade, mais conhecido como Enem PPL, estão disponíveis no portal do Instituto”. Contudo, as informações disponíveis não detalham os resultados das provas.

A Seduc confirmou a falta de aprovações dos jovens e adolescentes privados de liberdade, mas não se aprofundou nos porquês da situação. A Secretaria repassou ainda um histórico da quantidade de inscritos (veja abaixo) entre 2016 e 2020. O Enem PPL, entretanto, existe desde 2010.

Já a Seas revela que, desde a reestruturação do sistema, prioriza a educação dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa de acordo com os perfis escolares, já que muitos vivenciam o contexto de evasão escolar. “Neste contexto, ainda não temos adolescentes que ingressaram no ensino superior até o momento”, reforçou a secretaria.


O Ceará tem 17 centros socioeducativos em funcionamento, de acordo com a Seas, sendo:

  • Dez na Grande Fortaleza;
  • Um no Sertão de Crateús;
  • Três no Sertão de Sobral;
  • Dois no Cariri;
  • Um no Centro Sul.

“Porém cabe salientar que a Seas, em parceria com a Seduc e [Secretaria Municipal de Educação] SME, está juntando esforços para aprimorar metodologias de estudo, para que nos próximos anos os adolescentes possam ter uma preparação eficaz para ingressar no nível superior”, complementa a Seas.


Por Samuel Pinusa, G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário