quarta-feira, 28 de abril de 2021

Após aplicar 96% das primeiras doses, Ceará deve focar na vacinação da segunda dose da vacina contra Covid-19, diz secretária

 


O Ceará deve reforçar o complemento da vacinação contra a Covid-19 e focar na aplicação da segunda dose (D2), após quase finalizar a aplicação das primeiras doses (D1) distribuídas, de acordo com a secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida. Nesta terça-feira (27), os municípios cearenses já aplicaram 96% das doses D1 distribuídas.

O processo de imunização no Ceará utiliza as vacinas CoronaVac e Oxford/Astrazeneca. “Então, é importante que nesse momento o município avance na vacinação de D2. Não utilize a D2 como D1, como a gente orientou desde o começo”, explica Maga Almeida.

Até esta segunda (26), o Ceará aplicou 1.890.434 doses; sendo 1.282.110 para a D1 e 608.324 para a D2, de acordo com o Vacinômetro da Secretaria da Saúde do estado (Sesa).

Para a secretária, a atenção com o processo de finalização da imunização dos cearenses requer atenção. “Com a irregularidade, e pela fabricação e do envio dessas vacinas, é importante que sempre se resguarde a segunda dose das pessoas para que elas completem a imunização”, complementa Magda.

A secretária ainda faz um alerta àqueles que perderam o prazo previsto para recebimento da segunda dose. “Se você perdeu a imunização dentro do período estipulado que é 28 dias para a CoronaVac e 90 dias para a Astrazeneca, não tem problema. Procure o Município e tome a segunda dose para que a gente complete a imunização do povo cearense”, finaliza Magda.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário