quarta-feira, 14 de abril de 2021

Secretária de vigilância e regulação se reúne com municípios para preparativos do uso da vacina Pfizer no Ceará

 


A secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Magda Almeida, está se reunindo com os municípios para acertar os preparativos do uso da vacina Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 no Ceará. A informação foi divulgada em entrevista ao Bom Dia Ceará, na manhã desta quarta-feira (14).

"Essa semana o Ministério já sinalizou uma nova remessa, que deve estar chegando para o Ceará, tanto de CoronaVac como de Astrazeneca, e também sinalizou na semana passada o envio da Pfizer. Ontem, a gente já teve reunião com as áreas descentralizadas de saúde. A Pfizer, ela tem outra sistemática, então, a gente está avaliando que municípios poderão fazer uso", afirma.

Atualmente o Estado faz uso dos imunizantes CoronaVac e Astrazeneca/Oxford para a vacinação contra o novo coronavírus e ainda não há uma data para a chegada de lotes da Pfizer/BioNTech no Ceará.

Uma nota conjunta do Ministério da Saúde e Itamaraty, divulgada na última segunda-feira (12), afirma que o consórcio Covax Facility, vinculado à Organização Mundial da Saúde (OMS), entregará ao governo brasileiro um lote de 842.200 doses da vacina fabricada pela Pfizer/BioNTech, que estão previstas para chegar em junho.

A vacina da Pfizer e da BioNTech contra a Covid-19 é baseada no RNA mensageiro, ou mRNA, que ajuda o organismo a gerar a imunidade contra o coronavírus, especificamente o vírus SARS-CoV-2, segundo especificações da empresa. A ideia é que o mRNA sintético dê as instruções ao organismo para a produção de proteínas encontradas na superfície do vírus. Uma vez produzidas no organismo, essas proteínas (ou antígenos) estimulam a resposta do sistema imune resultando, assim, potencialmente em proteção para o indivíduo que recebeu a vacina.


Por G1/CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário