quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Brasil atinge maior índice de miséria desde início da série histórica em 2012, diz estudo



Um estudo realizado pela LCA Consultores diz que o Brasil bateu recorde no índice de miséria. O país atingiu 23,47 pontos em maio, pior resultado desde o início da série histórica, em março de 2012. O estudo foi realizado pela empresa com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A aceleração da inflação, aumento do desemprego e do custo de vida e a queda de renda em decorrência da pandemia da Covid-19 foram fatores cruciais para o número.

Segundo o estudo realizado pela LCA, a alta no índice de miséria deve continuar até atingir 24,27%, quando, então, começará a reduzir. A expectativa é que o ano encerre com 21,44%. O índice considera também as taxas de desemprego registradas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Segundo os dados apurados pela Pnad, o trimestre encerrado em maio teve o maior índice de miséria. A taxa de desemprego alcançou 14,6% e a subutilização da mão de obra chegou a registrar 29,3%. Em maio, o INPC foi de 0,96%, considerada a maior variação para o mês desde 2016. No ano, o indicador acumulou até maio um avanço de 3,33% e, nos últimos doze meses, de 8,9%.


As informações são do site O Antagonista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário