terça-feira, 10 de agosto de 2021

Chuva de meteoros poderá ser vista no Ceará na madrugada de quarta; saiba como observar

 




A chuva de meteoros Perseidas poderá ser vista no céu do Ceará a partir das primeiras horas da madrugada desta quarta-feira (11) até o nascer do sol. O fenômeno poderá ser visto até a sexta-feira (13).

Segundo o professor de astronomia do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), tenente Romário Fernandes, a chuva Perseidas proporciona um lindo espetáculo visual e pode ser vista entre a meia-noite e o nascer do sol.

“De 11 até o dia 13 teremos o pico das Perseidas. Elas são consideradas uma chuva de meteoros extremamente confiável por entregar um belo espetáculo visual todos os anos na segunda semana de agosto. Esses dias de preferência entre a meia noite e o nascer do sol podem surgir no céu de 40 a 50 meteoros por hora sob as melhores condições de visibilidade”, afirmou.


Visíveis a olho nu

Romário Fernandes ressalta que a observação da chuva de meteoros pode ser feita a olho nu, sem necessidade de equipamentos como binóculo ou telescópio. Além disso, a observação pode ser vista em qualquer ponto do Ceará, contanto que seja longe de centros urbanos como Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte.

“A dica é procurar o lugar mais afastado das luzes da cidade, sentar confortavelmente em um local com máximo de céu livre de qualquer obstáculo e torcer para as nuvens não atrapalhem o show de riscos luminosos que poderão cortar o céu em qualquer direção da madrugada”, disse.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário