quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Comandante turco sabia sobre tonelada de droga escondida em jatinho no aeroporto de Fortaleza, diz delegado



O comandante turco do jatinho onde havia mais de uma tonelada de cocaína escondida sabia da presença dos entorpecentes na aeronave, conforme indícios apontados na investigação da Polícia Federal.

O piloto, que tem 48 anos, e um passageiro espanhol foram presos nesta quarta-feira (4) após buscas das autoridades no Aeroporto Internacional de Fortaleza — Pinto Martins.

O delegado da PF no Ceará, Alan Robson, comentou sobre o trabalho de investigação do órgão federal. “O que foi coletado no local com as entrevistas, os documentos, a investigação, aponta que o comandante tem domínio que ali era transportada droga. Os indícios, as suspeitas, apontam claramente o domínio daquela tentativa de tráfico internacional que foi cessada nesta manhã”, revelou o delegado.

Alan Robson informou também que empresas envolvidas que atuam no apoio [dos aeroportos] e os três tripulantes também são ouvidos — estes como testemunhas do caso. Ainda não há indícios que a tripulação estava envolvida no crime.


Mais de uma tonelada em jatinho

Conforme a Polícia Federal, a quantidade de 1.304 quilos de cocaína foi apreendida após uma investigação do órgão. A droga foi flagrada em uma aeronave de nacionalidade turca que decolou de Ribeirão Preto (SP) e tinha como destino Bruxelas, na Bélgica. Passageiros e tripulação tiveram de passar pela capital cearense para os trâmites de imigração.

O delegado Alan Robson disse que a ação na aeronave foi resultado de investigação. Segundo ele, o passageiro deu respostas evasivas aos policiais durante a abordagem. "Foram confirmadas as investigações iniciais da Polícia Federal. Eles disseram que foram fazer turismo em Guarulhos, foi quando a gente suspeitou. Na sequência passaram à abertura das malas, subimos na aeronave e ordenamos o desligamento dos motores", disse.

Em um vídeo gravado por policiais, um agente abre uma das malas no interior do jatinho, rasga as embalagens e faz um teste que comprova que o conteúdo é cocaína. "Abra essa mala, estou mandando", diz o policial.

Em seguida, ele questiona: "você sabe do que se trata isso?", em inglês, ao comandante da aeronave. O comandante responde que não sabe o que é o conteúdo.

A droga estava acondicionada em 24 malas pertencentes a um passageiro espanhol. Havia 50 tabletes de droga em cada mala, com um total de 1.200 tabletes de cocaína. Foram apreendidos a aeronave, celulares e documentos. As investigações continuam com a análise desse material.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário