terça-feira, 3 de agosto de 2021

Por que se mata tanto em Caucaia? Cidade concentra maior número de assassinatos no Ceará em 2021



Uma cidade turística, com extensa orla marítima, mas refém de um ciclo da violência que parece não ter fim. Caucaia é a Área Integrada de Segurança (AIS) que mais concentra mortes violentas no Ceará em 2021, conforme indicadores da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O município com pouco menos de 400 mil habitantes tem seu nome semanalmente estampado nas manchetes policiais. São chacinas, policiais envolvidos em casos de extorsão prisões de lideranças de facções nacionais que marcam a história da cidade nos últimos meses.

No primeiro semestre deste ano, 142 pessoas foram assassinadas em Caucaia. Apesar de quase 35% menor do que o total de mortes em igual período de 2020 na região, o número ainda supera qualquer outra AIS do Estado, até mesmo aquelas que englobam 28 municípios em uma só Área.

Como se explicam tantos homicídios em um município? De acordo com um servidor de uma das vinculadas da SSPDS que atua em Caucaia, e que terá sua identidade preservada, o principal motivo para a escalada da violência vem sendo o rompimento dentro de uma facção. O servidor conta que até o mês de junho os CVLIs vinham caindo, mas quando os criminosos romperam isso significou transformar uma facção em dois grupos rivais que disputam o mesmo território a qualquer custo, até mesmo com as próprias vidas.


Fonte: Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário