terça-feira, 21 de setembro de 2021

Ceará e Neoenergia firmam parceria para implantar hidrogênio verde no transporte público de Fortaleza



O governador Camilo Santana assinou memorando entre o Governo do Ceará e a Neoenergia, empresa controlada pelo grupo espanhol Iberdrola, para a implantação de um projeto de mobilidade urbana com utilização de veículos para transporte público movidos à hidrogênio verde.

No projeto “Corredor Verde”, Fortaleza será a primeira cidade no Brasil a utilizar hidrogênio verde no transporte público municipal, com a utilização de ônibus fuel cell. O piloto será feito na capital cearense, e a meta é chegar a 18 pontos de abastecimento de energia limpa.

Depois o projeto será ampliado para 70 municípios, sendo seis capitais nordestinas, atendendo um total de 66% dos estados do Nordeste para beneficiar até 37 milhões de pessoas, mas o governo não detalhou as próximas capitais.

“Hidrogênio verde é a energia do futuro, e esse projeto da Neoenergia é uma ideia pioneira e faz parte da construção mundial das energias renováveis, e que faremos parte da descarbonização do planeta. É uma condição que não tem mais volta. Eles (Iberdrola) já estão construindo a sua usina de hidrogênio verde lá na Espanha, e por isso, estamos assinando agora o memorando”, explicou Camilo Santana.

O governo explica que a ideia é buscar reduzir a emissão de poluentes com novos investimentos e ampliar as oportunidades de negócios e geração de empregos no Ceará, para assim impulsionar a economia cearense. O hidrogênio verde (H2V) é produzido através de fontes renováveis e é atualmente considerado o pilar da transformação energética mundial por poder ser obtido através da eletrólise da água, uma fonte livre de carbono.

Camilo detalhou ainda que o Ceará busca reduzir a emissão de poluentes com novos investimentos, além de ampliar as oportunidades de negócios e geração de empregos no Ceará, para assim impulsionar a economia do Estado. “Nós criamos um grupo de trabalho com o HUB do Hidrogênio Verde no Ceará, por isso partimos na frente desse processo, e o hidrogênio verde é estratégia de Estado para o Ceará”, afirmou o governador.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário