Fortaleza recolheu as doses remanescentes do lote de CoronaVac que foi suspenso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de forma cautelar, segundo a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS). Nesta quarta-feira (22), o órgão determinou o recolhimento dos 25 lotes interditados, entre eles, o recebido pela capital cearense.
A Secretaria da Saúde de Fortaleza afirma que distribui parte das vacinas desse lote de forma rápida para os centros de vacinação, a partir do recebimento do imunobiológico na capital. "Por isso, o lote L202106038 da vacina Coronavac, recebido em 7 de agosto, com 3 mil doses, foram encaminhados para aplicação logo após o recebimento", disse a pasta.
As doses desse lote que não haviam sido aplicadas estavam no centro de resfriamento da capital desde que a Anvisa anunciou a suspensão dessas vacinas; agora, com a ordem de recolhimento, o material será devolvido.
Anvisa determina recolhimento de lotes interditados da vacina CoronaVacA distribuição do imunizante, segundo a secretaria, ocorreu cerca de 25 dias antes da determinação da Anvisa sobre a não utilização deste lote específico. Com isso, algumas doses da vacina do lote suspenso foram aplicadas.
Conforme a Secretaria da Saúde, atendendo a recomendação da Anvisa, as doses deste lote que não foram utilizadas estão retidas na Rede de Frio Municipal.
A vacina é produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. No dia 14 deste mês, o Instituto anunciou que os lotes seriam substituídos por vacinas prontas. Ao todo, 12,1 milhões de doses que foram produzidas pela Sinovac, na China, em uma fábrica não inspecionada e aprovada pela Anvisa foram interditados.
Por g1 CE — São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário