quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Fortaleza recolhe doses de vacina do lote suspenso pela Anvisa

 


Fortaleza recolheu as doses remanescentes do lote de CoronaVac que foi suspenso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de forma cautelar, segundo a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS). Nesta quarta-feira (22), o órgão determinou o recolhimento dos 25 lotes interditados, entre eles, o recebido pela capital cearense.

A Secretaria da Saúde de Fortaleza afirma que distribui parte das vacinas desse lote de forma rápida para os centros de vacinação, a partir do recebimento do imunobiológico na capital. "Por isso, o lote L202106038 da vacina Coronavac, recebido em 7 de agosto, com 3 mil doses, foram encaminhados para aplicação logo após o recebimento", disse a pasta.

As doses desse lote que não haviam sido aplicadas estavam no centro de resfriamento da capital desde que a Anvisa anunciou a suspensão dessas vacinas; agora, com a ordem de recolhimento, o material será devolvido.

Anvisa determina recolhimento de lotes interditados da vacina CoronaVacA distribuição do imunizante, segundo a secretaria, ocorreu cerca de 25 dias antes da determinação da Anvisa sobre a não utilização deste lote específico. Com isso, algumas doses da vacina do lote suspenso foram aplicadas.

Conforme a Secretaria da Saúde, atendendo a recomendação da Anvisa, as doses deste lote que não foram utilizadas estão retidas na Rede de Frio Municipal.

A vacina é produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. No dia 14 deste mês, o Instituto anunciou que os lotes seriam substituídos por vacinas prontas. Ao todo, 12,1 milhões de doses que foram produzidas pela Sinovac, na China, em uma fábrica não inspecionada e aprovada pela Anvisa foram interditados.


Por g1 CE — São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário