quinta-feira, 21 de julho de 2022

Abrigo que cuida de 1,2 mil animais tem energia elétrica cortada após acumular dívida que ultrapassa R$ 8 mil, em Fortaleza

 


A energia elétrica do Abrigo São Lázaro, em Fortaleza, foi cortada nesta quarta-feira (20). A instituição, que funciona exclusivamente a partir de doações, acumula uma dívida que ultrapassa R$ 8 mil nos dois pontos ativos para o funcionamento. Os recursos recebidos não têm sido suficientes para os gastos com os 1.200 animais abrigados, conforme Apollo Maychrovicz, diretor do abrigo.

“A gente não está mais recebendo doação suficiente. A demanda de animais é muito grande; a gente recebe até 600 pedidos de resgate por dia no nosso ‘direct’, tanto no ‘ig’ do Abrigo São Lázaro quanto no meu, que já não é mais um Instagram pessoal, é uma extensão do abrigo”, declarou o representante.

A Enel Distribuição Ceará disse que o corte se deu por atrasos no pagamento, porém as faturas foram pagas e o fornecimento de energia foi normalizado agora à tarde.

Apollo informou que não é a primeira vez que o abrigo tem corte de energia, mas que nos últimos anos eles conseguiam achar alguma solução financeira para evitar a falta de pagamento, o que tem sido mais difícil recentemente.

“Nós levamos os medicamentos que precisam de refrigeração para casa dos vizinhos; vacinas que são muito caras, que não podem ficar longe da geladeira. Está um caos. A gente não está mais aguentando, é muito problema. Os animais estão sofrendo demais”, lamentou o diretor.

A instituição é o maior lar para animais abandonados no Ceará, e fornece 360 kg de ração diariamente para todos os cães e gatos abrigados. “Nós precisamos da energia para dar continuidade às atividades da ONG como, por exemplo, realizar a limpeza que é feita a cada vinte minutos por conta dos 1.200 animais”, disse o representante.

A Enel declarou também que realiza ações com o intuito de apoiar e de incentivar doações para instituições filantrópicas, como, por exemplo, por meio da conta de energia. A companhia garantiu que arrecada e repassa o valor doado para cada entidade.

Apollo explicou ainda que o abrigo precisa de energia para bombear água para toda a estrutura, e que são dois pontos de energia: um do abrigo e outro de um motor que é utilizado para bombear a água através da energia trifásica.

“Fora isso, temos um ambulatório com mais de trinta animais super debilitados que precisam do ar condicionado pois a região onde o abrigo se encontra é muito quente; tem as outras alas, onde utilizamos ventiladores do modelo tufão; alas extras onde se encontra a maternidade canina e muitos animais idosos”, complementa o diretor.

Por fim, a Enel comentou que, em maio de 2022, a companhia e o Festival DFB doaram ao Abrigo São Lázaro todo o bônus obtido por meio da coleta de resíduos recicláveis durante o evento, que foram arrecadados pelo Ecoenel, programa que troca resíduos por descontos na conta de energia. Os valores foram abatidos diretamente na fatura de energia.


Por Samuel Pinusa, g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário