sábado, 30 de julho de 2022

Temperatura média em Fortaleza fica acima de 30º em julho; especialista dá dicas de cuidados com exposição da pele ao sol



Com o fim da quadra chuvosa no Ceará no fim de maio, o período seco atrelado às altas temperaturas pode ser um fator prejudicial a longo prazo para quem se expõe de forma excessiva ao sol, e requer uma série de cuidados com a pele para evitar danos futuros. Em Fortaleza, por exemplo, o mês de julho de 2022 registrou temperatura média acima dos 30º, conforme monitoramento mensal do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).

"A atenção na hidratação da pele deve ser redobrada. Então uma dica importante na hora de escolher o hidratante mais adequado é observar o tipo de pele, se é oleosa, mista ou seca", orienta Cecílio.

O especialista aconselha ainda sempre verificar a composição do hidratante, dando preferência para aqueles que tenham na sua composição óleo de semente de uva e de amêndoas, que seria um hidratante que forma uma espécie de filme na pele, impedindo que a epiderme perca água por meio da evaporação, e aconselha também o uso de protetor labial.


Banho

O especialista faz um alerta no que diz respeito ao hábito que muitas pessoas têm de tomar banho quente. No período em que há muita incidência de calor ele não é o mais indicado.

"O banho quente é um dos vilões contra a saúde da pele. Devido à temperatura da água ser muito quente, a oleosidade natural é retirada. Então a importância de atentar-se sempre a tomar banho com água fria ou morna e, após o banho, aplicação de hidratante", afirma.


Alimentação

Ter uma alimentação saudável é indispensável para a saúde o ano todo. Contudo, durante o período seco, alguns alimentos podem ajudar na hidratação da pele.

"É importante manter uma alimentação rica em antioxidante, como frutas, principalmente cítricas, que são fontes de vitamina C (laranja, limão, abacaxi). Alimentos como chia, linhaça, peixe, abacate entre outros, são ricos em Omega-3, que atuam como antioxidante e anti-inflamatórios", recomenda o especialista.

"Além disso a importância da hidratação com água de forma regular, isso vai fazer com que você forneça nutrientes para as células e mantenha a umidade da pele. Recomendado em média de 2 a 3 litros de água por dia", conclui.


Por João Paulo Martins, g1 Ceará


Nenhum comentário:

Postar um comentário