quinta-feira, 21 de julho de 2022

Idoso que mora em abrigo em Fortaleza reencontra a família após 20 anos sem contato


Um idoso de 66 anos que mora na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Toca de Assis, em Fortaleza, reencontrou a família após 20 anos sem contato. A ação foi promovida Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos , do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), que divulgou o caso nesta quarta-feira (20).

Conforme o Ministério Público, Evanildo Albino dos Santos se encontra acolhido no abrigo há quase 12 anos e vem recebendo cuidados paliativos na unidade em função de um câncer. Na velocidade que a doença avançava, aumentava o desejo dele de rever os parentes e depois de muita conversa com a equipe técnica da unidade, o idoso autorizou que a instituição iniciasse a procura.

Uma das encarregadas da missão de encontrar os familiares de Evanildo foi a assistente social da unidade, Ana Maria da Silva Lima, que entrou em contato com o Programa do MPCE.

"...enviamos as informações do histórico de vida do seu Evanildo ao programa para buscar essa família. Queríamos trazer uma melhoria para sua qualidade de vida com esse reencontro", disse Ana Maria.

De posse das informações sobre a vida do idoso, a equipe do PLIDCE se deslocou até o endereço onde possivelmente o irmão dele morava, no Bairro Sapiranga, na capital. Após abordar algumas pessoas da comunidade, que diziam não conhecer Evanildo, a equipe do Programa localizou Francisca Lopes, cunhada do idoso.

"Ela [Francisca Lopes] e alguns parentes que estavam lá na hora começaram a chorar e, em seguida, se colocaram de joelhos, agradecendo a Deus pela resposta às suas orações”, relembrou a assistente social do PLIDCE, Rejane Sales Rodrigues, que acompanhou o momento.

Segundo os familiares relataram a Rejane, eles não sabiam do paradeiro de Evanildo, mas nunca perderam a esperança de um dia reencontrá-lo.

"Fiquei muito feliz e naquela expectativa de encontrá-lo. Tinha 17, 18 anos quando vi meu pai pela última vez”, relatou Silvia Helena de Albuquerque Santos, filha do idoso.


Reencontro

O abraço entre Evanildo, os filhos Silvia Helena, Edinildo de Albuquerque Santos e os demais parentes aconteceu no dia 18 de junho, durante uma visita que os familiares fizeram na Toca de Assis. O momento, como tantos outros dessa história, foi regado à emoção.

“Quando vi o meu pai, foi muito emocionante. Queria muito reencontrá-lo. Queria ter mais estrutura para trazê-lo para perto de mim”, conta a filha, que agora visita o pai semanalmente e, sempre que pode, leva junto alguns dos oito netos para Evanildo conhecer.

Evanildo, que por conta da doença fala com dificuldade, demonstrou ficar bastante alegre com a presença dos parentes.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário