sexta-feira, 15 de julho de 2022

CadÚnico: cerca de 135 mil fortalezenses precisam atualizar cadastro; veja como


Fortaleza tinha, até junho de 2022, 1,1 milhão de pessoas inscritas no Cadastro Único, sistema do governo federal. Destas, 716 mil são beneficiadas com o Auxílio Brasil. Contudo, até maio, 135.675 fortalezenses ainda precisavam atualizar os dados cadastrais; 96.624 na averiguação cadastral e 39.051 na revisão (entenda a diferença abaixo).

O governo federal prorrogou o prazo para os brasileiros fazerem a atualização do Cadastro Único.

A atualização pode ser feita também pelo site ou app do CadÚnico e presencialmente. Fortaleza conta com 27 Centros de Referência da Assistência Social (Cras), seis Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), dois Centros Pops e também Núcleos do Cadastro Único das Regionais e dos Vapt Vupts Messejana, Antônio Bezerra, CITS José Walter e Casa do Cidadão Iguatemi.

O CadÚnico é um instrumento de informações para identificar as condições sociais e econômicas de famílias com baixa renda no país, segundo a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) de Fortaleza.


Como se cadastrar no CadÚnico

Para se inscrever, é preciso que o responsável pela unidade familiar dirija-se ao CRAS mais próximo
da sua casa ou na unidade de atendimento Vapt Vupt (Messejana) e se responsabilize por prestar as informações de todos os membros da família para o cadastrador. O responsável deve ter pelo menos 16 anos e, preferencialmente, ser mulher, segundo a SHDS.

O atendimento é realizado por ordem de chegada, e o responsável familiar deve procurar o CRAS com os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Título de eleitor;
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens até 17 anos;
  • Carteira de trabalho.

Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário